Notícias / Mercado / Estudo “Mulheres nos Negócios” comprova que não há diferenças comportamentais entre a liderança de mulheres e homens da América Latina

Estudo “Mulheres nos Negócios” comprova que não há diferenças comportamentais entre a liderança de mulheres e homens da América Latina

A pesquisa foi realizada pela Thomas International, consultoria global de desenvolvimento humano

Compartilhe:   

Com o objetivo de derrubar o mito de que mulheres e homens são diferentes em cargos de liderança, o que muitas vezes é usado como justificativa para a falta de mulheres no alto escalão das empresas, a Thomas International realizou o estudo “Mulheres nos Negócios”. Nesse levantamento, foram pesquisados 276 gestores – mulheres e homens – de companhias da América Latina e a conclusão foi que mulheres e homens têm o mesmo potencial para liderar.

Então, o que impede as mulheres de ascender a cargos de liderança? A maneira como as empresas interpretam seus comportamentos, que é totalmente baseada em vieses inconscientes. Essa é apenas uma das conclusões do estudo, que ainda reforça que, para a promoção da equidade de gênero nas empresas, o caminho mais eficiente é utilizar as ferramentas de análises psicométricas, consideradas imparciais na avaliação da personalidade e dos traços de inteligência emocional de um indivíduo, e as únicas capazes de prever o sucesso dos profissionais dentro das empresas.

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

Os dados que subsidiaram a pesquisa mostram que, apesar de o número de mulheres nos postos de liderança ter aumentado nos últimos anos, elas continuam sub-representadas. Se analisarmos a  América Latina como um todo, apenas 36% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) mostram que, em 2020, as mulheres representavam apenas 11,5% dos integrantes de conselhos de empresas. Em outros países, esse índice é ainda menor, como no México e no Chile, com apenas 8% e 9%, respectivamente, de mulheres em posições de conselheiras, segundo dados de 2019.

Um dos preconceitos encontrados é o estereótipo de que as mulheres são “melhores” em habilidades emocionais e, por isso, são mais empáticas. O estudo mostrou que lideranças femininas e masculinas possuem exatamente o mesmo nível de empatia, o que pode mudar é a forma como as pessoas descrevem alguns tipos de comportamentos semelhantes entre homens e mulheres. Por exemplo, em alguns casos, homens são avaliados como “apaixonados”, enquanto as mulheres são descritas como “emocionais” – quando, na verdade, mostram a mesma atitude que os homens.

Para chegar a esse resultado, a empresa utilizou duas de suas avaliações psicométricas: HPTI (Indicador de Traços de Alto Potencial) e TEIQue (Questionário de Traços de Inteligência Emocional). Além da personalidade, as avaliações mediram o nível de inteligência emocional e os tipos de comportamentos que geralmente são associados a homens e mulheres no ambiente de trabalho.

“Combinando os resultados das duas avaliações, a conclusão é de que homens e mulheres em posições de liderança possuem as mesmas competências comportamentais, e se começarmos a avaliar os profissionais de forma objetiva, sem os vieses inconscientes, certamente vamos aumentar a equidade de gênero nas empresas”, explica Marcelo Souza, Country Manager da Thomas International.

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

Entre os traços de personalidade analisados no estudo estão conscienciosidade, resiliência, curiosidade, audácia, tolerância às diferenças e competitividade. Já na avaliação que mede a inteligência emocional considerou-se assertividade, gestão da emoção, adaptabilidade, automotivação, autoestima e empatia, entre outros aspectos.

As organizações que querem ser efetivamente mais inclusivas e abertas à diversidade, tanto em termos de fluxo de talentos quanto na liderança, devem incluir a psicometria em seus processos de avaliação e recrutamento, pois essas ferramentas avaliam exclusivamente os potenciais e habilidades de cada profissional, independentemente de seu gênero. “O uso da psicometria fornece um método objetivo e fundamentado para avaliar um candidato, livre de possíveis estereótipos”, finaliza Marcelo Souza.

Sobre a Thomas International

A Thomas International está há mais de 35 anos capacitando líderes de negócios para transformar o desempenho de seus funcionários, equipes e culturas por meio de análises, percepções e ações. Está presente em mais de 60 países mudando a realidade dos negócios, no esporte e na educação por meio da inovação nas avaliações de competências.

Temos cerca de 10 avaliações, entre elas PPA (Análise de Perfil Pessoal), HPTI (Indicadores de Alto Potencial), GIA (Avaliação de Inteligência Geral) e TEIQue (Avaliação de Inteligência Emocional). A Thomas conta ainda com uma equipe de especialistas para capacitar e treinar profissionais de RH na aplicação das avaliações, para que as empresas alcancem resultados imediatos nos negócios.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?