Notícias / Inovação e tecnologia / Inteligência empresarial: conheça 6 tendências de Business intelligence para 2023

Inteligência empresarial: conheça 6 tendências de Business intelligence para 2023

A interpretação de dados levantados pelo BI possibilita às empresas se planejar e estabelecer metas e resultados de forma mais assertiva, mesmo em um cenário desafiador

Compartilhe:   

Business intelligence ou somente BI tem se tornado cada vez mais importante nas empresas, uma vez que o conceito, que lida com a coleta de dados para a tomada de decisões importantes sobre o negócio, possibilita criar relatórios completos para diferentes tipos de estratégia, para que decisões mais assertivas sejam tomadas.

O BI pode envolver uma complexa e abrangente infraestrutura tecnológica, que envolve aplicativos, ferramentas virtuais e até mesmo práticas de desenvolvimento para que esses dados sejam coletados e interpretados. Christophe Trevisani, CEO da eNotas, empresa provedora de solução tecnológica de otimização para emissão de NF-e, destaca que ao adotar essa estratégia empresas podem não apenas determinar objetivos claros e escaláveis, como também estabelecer entregas e resultados mais bem definidos.

Entre as possibilidades, o BI pode também ajudar a mudar a cultura de uma empresa, que a partir de sua implementação, conseguirá levar dados para as tomadas de decisões a qualquer nível, desde os mais operacionais aos mais estratégicos. “É a partir dessa mudança de cultura que o BI proporciona que conseguimos observar como um negócio pode escalar no mercado”, destaca Trevisani.

“Pensemos no BI voltado para o marketing, por exemplo. Com um processo estruturado de BI, é possível entender a entrada e o fluxo de conversões em uma landing page, interpretar os padrões de consumo de um visitante no site da empresa, quais são as especificidades regionais e muito mais. Todas essas informações ajudam a empresa a conhecer melhor o seu público e oferecer uma experiência de compra melhor ao cliente”, diz.

A interpretação de dados levantados pelo BI permite às empresas focarem naquilo que mais importa, transformando a operação em tarefas que possam aprimorar os processos para que as metas sejam, desta forma, atingidas com mais agilidade e qualidade.

O especialista da eNotas destaca que no próximo ano o BI deve ganhar ainda mais protagonismo e por isso destaca abaixo quais tendências devem ditar o rumo do levantamento e interpretação de dados nas empresas.

Hiperautomação

A tecnologia é um dos nortes do Business Intelligence e sua evolução não poderia ficar de fora de uma lista de principais tendências de BI para 2023. Pode-se conceituar a hiperautomação como a junção de tecnologias para automação de processos. É um evento que utiliza inteligência artificial e machine learning para potencializar processos e identificar deficiências na operação.

Big data analytics

Como apontado por Trevisani, o BI nada mais é do que a capacidade de extrair dados para a compreensão e aplicá-los em um negócio. Com essa capacidade cada vez maior de captar dados, é inevitável que o big data analytics seja uma das tendências de BI para o próximo ano. O big data analytics é uma parte disso: ele extrai, armazena e analisa esses dados se valendo de 5 características, conhecidas como 5Vs: Volume: que tende sempre a ser maior; Velocidade: que será proporcional ao volume; Variedade: uma consequência de maior volume e velocidade; Veracidade: é a classificação das informações pautadas pela estratégia e que façam sentido a ela; e Valor: aqui, o quanto de investimento a empresa está disposta a ter em uma infraestrutura tecnológica para operar um BI.

Dataviz

Mais uma vez, um conceito relacionado à análise dos dados gerados pelo BI. Na verdade, o dataviz diz respeito a dashboards que, em tempo real, permite visualizar os indicadores da empresa. Graças a esse conceito, as análises podem ser feitas mais rapidamente e erros serem combatidos sem grandes consequências, já que as medidas para mitigá-los serão realizadas em tempo hábil.

Plataformas em nuvem

Empresas estão cada vez mais propensas a investir em serviços operados em nuvem, muito mais do que apenas armazenar, se comunicar ou mesmo contratar softwares em rede. Para o BI, isso significa que há uma tendência que aponta para conexões de três tipos de soluções: as SaaS, de Softwares de Serviços; as PaaS, plataformas como serviço; e as IaaS, infraestruturas como serviços. Essa conexão poderá permitir um suporte cada vez mais específico para uma empresa, de modo a escalar o negócio com mais potencialidade.

Superapps

Esse é um conceito já discutido há algum tempo: aplicativos cada vez mais completos e complexos que oferecem jornadas inteiras dentro de um único ecossistema. Os superapps poderão melhorar a experiência de um usuário com uma empresa e o BI poderá extrair o que melhor funciona de acordo com cada pessoa.

Automação fiscal

As tendências de BI mostram que se espera um aumento de processos inteligentes, automatizados e com estratégias bem definidas para a escalada dos negócios. A automação fiscal entra nessa seara como um potencial recurso para que empresas tenham mais agilidade naquele que, talvez, seja uma das áreas mais sensíveis de sua operação.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?