Notícias / Gurus / ENTENDA COMO FAZER UM PLANO DE EXPANSÃO CERTEIRO PARA SUA FRANQUIA

ENTENDA COMO FAZER UM PLANO DE EXPANSÃO CERTEIRO PARA SUA FRANQUIA

*Por Renato Alves

Compartilhe:   

É perceptível o quanto o mercado de franquias está crescendo cada vez mais no país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segundo trimestre de 2021 registrou aumento de 3,9% na abertura de novos negócios, já com relação ao faturamento do terceiro trimestre de 2021, o setor apontou crescimento de 8% em comparação com o  mesmo período de 2020. De julho a setembro do mesmo ano, elas faturaram aproximadamente R$ 47,3 bilhões.

 

Sendo assim, existem muitas técnicas para abrir uma empresa nesse formato e principalmente para fazer com que elas se destaquem no mercado. Para isso, é necessário traçar um bom plano de expansão, principalmente para os empreendedores que querem levá-las para outras praças. O fator determinante é elaborar um plano financeiramente viável, porque por mais que a expansão da rede ocorra a partir  do investimento externo dos franqueados, é preciso estrutura para que o negócio seja ‘vendável’.

 

O segundo passo é entender e estudar quais são os fatores jurídicos necessários para que se possa expandir a franquia. Os direitos e deveres tanto do franqueador como do franqueado precisam ser bem delimitados e regulamentados por instrumentos jurídicos obrigatórios. Hoje existem três principais pilares: a circular de oferta de franquia (COF), o pré-contrato e o contrato de franquia. Para que eles estejam alinhados e formalizados corretamente, não deixe de contar com profissionais adequados para essas burocracias.

 

Outra parte essencial do processo de expansão é capacitar novos franqueados. Oferecer programas de treinamento faz com que os operadores entendam o metódo necessário para que a gestão de cada unidade seja feita de forma adequada. E nada melhor do que facilitar esse processo oferecendo soluções que já são vistas no mercado, como e-books por exemplo. Além disso, é imprescindível que o empreendedor os incentive diariamente a estudar sobre seus mercados de atuação, afinal, campanhas assertivas são essenciais para crescimento e expansão.

 

Por fim, acredito que assim como em qualquer negócio é preciso buscar maneiras de automatizar processos e otimizar o tempo. Mantenha uma equipe adequada e que esteja apta para a quantidade de trabalho, ofereça ferramentas que sejam fáceis de mexer e principalmente que auxiliem no dia a dia de cada um. Conte também com fornecedores que entendam suas necessidades, aposte naqueles que estão por perto e que fazem a diferença. Tenho certeza que ao seguir todas essas dicas, o sucesso e seu plano de expansão será garantido. O caminho não é fácil, mas com muita dedicação e estudo, conseguirá bons resultados. Conte comigo!

 

*Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?