INOVAÇÃO É A PALAVRA DE SUCESSO PARA O EMPREENDEDORISMO

Devido ao alto índice de desemprego no país, milhões de brasileiros encontraram no empreendedorismo uma alternativa para se manterem firmes em meio à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, fechamos 2020 com o maior número de microempreendedores individuais da história: em março do ano passado existiam 9.818.993 MEI´s cadastrados no Portal do Empreendedor. Em dezembro eram 11.316.853, um crescimento de 13,23%.

 

Investir em algo completamente novo é um grande desafio, ainda mais no atual cenário, com a sociedade passando por transformações profundas no que diz respeito aos hábitos de consumo. No entanto, vimos nascer na quarentena produtos e soluções inusitados, que conquistaram espaço no mercado e adesão do público. Além de aprender a lidar com imprevistos, ter imaginação e criatividade é fundamental para fazer os negócios se adequarem à nova realidade.

 

Ficar atento aos segmentos que se destacaram durante o isolamento, mapear os concorrentes e pensar em formas de continuar em evidência quando a Covid-19 estiver controlada é fundamental para refletir sobre os próximos passos e desenvolver planos para o futuro. Para quem está começando agora, elaborar um planejamento estratégico, listando quais são os seus objetivos e o que precisa fazer para alcançá-los, dará clareza e reduzirá os riscos e as incertezas do período.

 

Quem tem medo de arriscar em algo do zero, pode seguir o caminho promissor do franchising, tendo em vista que as redes oferecem mais segurança. Apesar do faturamento do setor ter recuado 10,5% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é de uma rápida recuperação esse ano, uma vez que os profissionais autônomos estão em busca de negócios que cabem no bolso e que muitas vezes não requer experiência anterior na área.

 

Antes de escolher uma franquia, é interessante participar de feiras como a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina, prevista para acontecer de 29 de setembro a 02 de outubro de 2021. Nesses eventos é possível conhecer centenas de marcas e conversar com os representantes para entender o que estão buscando no mercado e solicitar cases de sucesso insucesso da rede, informações de grande valia para quem quer tomar uma decisão mais assertiva.

 

Quem puder contar com o apoio de uma assessoria especializada sai alguns passos na frente, já que o profissional consegue enxergar oportunidades dentro de um cenário adverso, considerando as habilidades e os recursos financeiros disponíveis do empreendedor. Dentre outros tópicos, ele também compartilha boas redes de contatos e faz a ponte nos relacionamentos comerciais, indispensável para quem deseja atingir os propósitos mais rapidamente.

 

Vivemos tempos incertos, mas de muitos ensinamentos e aprendizados. É nas crises que descobrimos nossa capacidade de inovar, diversificar e reinventar para não ficarmos dependentes de uma única fonte de renda. Com o início da vacinação no Brasil, acredito que haverá uma retomada firme para as empresas a partir do segundo semestre, então aproveite esse momento para tirar as ideias do papel, se digitalizar e planejar seu negócio.

 

  *Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

 

 

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->