Com apenas 3 anos como franquia, Instituto Gourmet mostra solidez e apresenta faturamento anual acima de R$50 milhões

Criada através de uma necessidade em 2014, hoje a rede faz parte do Grupo SMZTO

 
Criada através de uma necessidade em 2014, hoje a rede faz parte do Grupo SMZTO
 
Instituto
Foi em 2014, através de uma necessidade da ex-professora Lucilaine Lima, que nasceu a primeira unidade do Instituto Gourmet. Na época, a escola era conhecida como Academia Gourmet e possuía poucos colaboradores. Lucilaine cuidava desde o material didático e aulas, até a organização da escola e limpeza.
 
Com o passar do tempo, a escola foi crescendo e mostrando um grande potencial de mercado. Robson Fejoli, marido da empreendedora, percebeu que o negócio poderia se tornar uma franquia de sucesso. Ele já possuía experiência em franchising por administrar uma outra rede de cursos profissionalizantes e contou com o auxílio de Glaucio Athayde para tirar o projeto do papel.
 
Durante três anos, eles ficaram operando três unidades próprias em dois Estados: Espirito Santo e Rio de Janeiro. “A gente já sabia do potencial, mas queria fazer todos os testes antes, porque era a primeira vez que estávamos atuando na área de gastronomia”, conta Glaucio.
 
Em 2017, depois de muito teste, a rede ingressou para o setor de franquias e só no primeiro ano comercializou 35 unidades. Em 2019 obteve um faturamento de R$ 45 milhões e no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com o Grupo SMZTO. Esse crescimento rápido e consolidado, mostra a importância de se conhecer o mercado ao criar um modelo a ser replicado.
 
Os sócios contam que cerca de 75% dos franqueados já possuem duas ou mais unidades da rede. “Acreditamos que isso aconteça devido ao propósito da marca, solidez e a lucratividade do negócio. Além disso nós nos preocupamos na mudança local que fazemos, pois, o Instituto Gourmet beneficia o franqueador, o franqueado e principalmente o aluno que aprende técnicas gastronômicas e como empreender em casa”, comenta.
 
Hoje mais de 25 mil alunos já passaram pela rede. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente determinada região gerando empregos e formação profissional”, finaliza. Para o futuro a rede prevê a inauguração de mais 20 unidades até janeiro de 2021 e em 3 anos chegar na casa das 300 unidades comercializadas em todos os Estados Brasileiros.
 
 
Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades comercializadas em todo país.
 
Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você