Notícias / Eventos / Ele investiu em uma franquia após a crise de 2008 e não se arrepende

Ele investiu em uma franquia após a crise de 2008 e não se arrepende

Fernando Azevedo, 54, franqueado da rede de idiomas CNA, investiu na franquia após a crise de 2008 e, em 2019, ganhou o prêmio interno da marca de melhor escola no interior do estado de São Paulo

Compartilhe:   

 

Fernando Azevedo, 54, franqueado da rede de idiomas CNA, investiu na franquia após a crise de 2008 e, em 2019, ganhou o prêmio interno da marca de melhor escola no interior do estado de São Paulo

 

Fernando Azevedo, 54 anos, e sua esposa, Silvia Azevedo, 56 anos, investiram em uma franquia do CNA em maio de 2009, logo após a crise financeira global de 2007-2008, ocasionada pela quebra do banco de investimentos americano Lehman Brothers. Como efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, em um processo que ficou conhecido como a "crise dos subprimes".

 

Fernando e Silvia não eram da área de educação e nem imaginavam como se administrava uma escola, visto que tinham uma carreira feita em bancos, sendo ela no varejo e ele em corporate banking.

 

Naquele momento, de 2008 para 2009, Fernando havia saído do banco, devido à crise financeira. O mercado estava contraído e com poucas oportunidades. O casal já vinha pensando há algum tempo em ter um negócio na área de educação, principalmente no segmento de língua estrangeira. Com isso, os dois decidiram que aquele momento seria adequado para o investimento.

 

Depois de pesquisar o mercado - até então eles não conheciam bem a rede de idiomas CNA -, os dois optaram pela marca. Originalmente, queriam abrir uma escola em Campinas, uma grande cidade do interior de São Paulo, mas surgiu uma oportunidade em Jaguariúna, que fica na região metropolitana de Campinas, e eles abraçaram o negócio.

 

A cidade já tinha um CNA, e o antigo franqueado tinha deixado a escola por motivos pessoais. Com isso, franqueadora ofereceu a "praça" (é assim que são nomeadas as regiões disponíveis para novas franquias). Fernando destaca que Jaguariúna, apesar de ser uma cidade pequena, "é muito pujante e industrializada", além disso existem muitas pessoas que possuem um padrão de vida elevado em comparação com o restante do interior de São Paulo. "Vimos nessa situação uma excelente oportunidade de explorar a região", diz.

 

Após 10 anos, a escola é altamente reconhecida na cidade pelo seu grau de excelência. O CNA Jaguariúna oferece aulas de inglês e espanhol para crianças a partir de cinco anos, adolescentes, jovens e adultos, inclusive, seniores. Atende ainda grandes empresas como a Ambev e a AB InBev com aulas "in company" e escolas de ensino regular como o Colégio Avante, de Ensino Fundamental.

 

Em 2019, o CNA Jaguariúna foi escolhido pelo franqueador como a melhor escola da rede no interior do estado de São Paulo em uma premiação interna. "Muito nos orgulha, pois competimos com cidades e escolas muito maiores do que a nossa e ganhamos", afirma Fernando. 

 

Investimento após a crise apareceu como uma grande oportunidade

"Em momentos de mercado desestruturado há a possibilidade de se encontrar bons pontos comerciais, de se conseguir montar uma infraestrutura com orçamento menor e ocupar espaços deixados por eventuais concorrentes. Para isso, é necessário estudo e avaliação de praça, que foi o que fizemos", ressalta Fernando "Crises não duram para sempre. Quem se prepara e se dedica, com certeza, colhe frutos nos bons momentos".

 

SOBRE O CNA

Com 46 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, com mais de 600 escolas e cerca de 400 mil alunos em todo o território nacional. Sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de inovadores recursos tecnológicos, que inserem o idioma no cotidiano do aluno a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente. Um dos projetos da rede que evidencia este diferencial, o premiado Speaking Exchange, recebeu 10 Leões no Festival Cannes Lions 2014.

 

Em 2020, o CNA foi escolhido Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e conquistou pela 29ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising. Está na lista Top 25 do Franchising Brasileiro organizada pelo Grupo Bittencourt desde sua primeira edição. O CNA Administração Nacional também está na lista da Great Place to Work de melhores empresas para se trabalhar.

 

É a única escola de idiomas da América Latina a ter material didático exclusivo em parceria com a Disney. Também é centro aplicador autorizado dos exames internacionais de proficiência na língua inglesa da Universidade de Cambridge e do exame internacional de proficiência em língua espanhola SIELE, desenvolvido pelo Instituto Cervantes em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA). Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA).

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?