Notícias / Especial / Estados Unidos: 54% das redes de franquias não tem nenhum processo judicial

Estados Unidos: 54% das redes de franquias não tem nenhum processo judicial

Conheça 10 dicas de especialista para que franqueadores possam evitar processos judiciais

Compartilhe:   

Um estudo recente da Franchise Grade de 2369 sistemas de franquia revelou que 54% dos franqueadores nos Estados Unidos não tinham nenhum processo judicial e que 16% tinham apenas um processo judicial. No extremo oposto, 7% dos sistemas de franquia tiveram 10 a 20 processos divulgados. Com poucas exceções, a preponderância de franqueadores com múltiplas ações judiciais é encontrada entre as maiores marcas de franquias.

Com isso, de acordo com Ed Teixeira, diretor de operações do Franchise Grade e fundador-presidente da consultoria americana FranchiseKnowHow, L.L.C., a melhor maneira de avaliar os franqueadores com várias ações judiciais é identificar a proporção de ações judiciais em relação ao número total de locais dos franqueados.

“Ao longo da minha carreira de franquia, vivenciei vários casos que, depois de esgotar várias opções, iniciei uma ação judicial contra um franqueado. Felizmente, na maioria das vezes, a questão ou disputa foi resolvida amigavelmente. O potencial de litígios decorrentes de disputas franqueador-franqueado pode desencorajar as empresas de franquear seus negócios e criar apreensão por parte dos candidatos a franquia, mas os fatos revelam que a quantidade de litígios no setor de franquias é baixa”, relata Teixeira, em artigo publicado na Revista Forbes esta semana.

O especialista alerta que, em uma relação contratual entre duas partes, há sempre a possibilidade de uma disputa não ser resolvida e resultar em litígios. Dessa forma, no setor de franchising, onde o relacionamento e as obrigações entre um franqueador e seus franqueados se baseiam nos termos do contrato de franquia, como qualquer outro contrato, podem surgir desacordos. Teixeira aponta que, apesar dos melhores esforços do franqueador para resolver uma disputa franqueada sem recorrer a ação legal, há casos em que o litígio pode ser necessário. Por exemplo, o dano potencial à franquia por parte de um franqueado que não atua em conformidade com a marca. Essas violações podem ser prejudiciais tanto para os franqueados e para o franqueador.

Veja a seguir estão dez dicas de Ed Teixeira para que franqueadores possam controlar de maneira equilibrada o relacionamento com seus franqueados:

  1. Anuncie e divulgue com frequência os recursos e benefícios das unidades franqueadas
  2. Qualifique candidatos, ofereça treinamentos
  3. Faça apresentações sobre o programa de franquia
  4. Viabilize a operação da franquia
  5. Ofereça treinamento aos franqueados
  6. Faça uma boa administração da rede de franquias
  7. Implemente inovações nos programas da franquia
  8. Mantenha a boa comunicação com seus franqueados
  9. Monitore o desempenho de seus franqueados
  10. Promova alternativas para minimizar disputas entre franqueados

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?