Notícias / Especial / Conheça as 5 principais estratégias para inovar em uma rede de franquia em qualquer lugar do mundo

Conheça as 5 principais estratégias para inovar em uma rede de franquia em qualquer lugar do mundo

Veja as dicas de Trever Ackerman, diretor de marketing da empresa americana WellBiz Brands, Inc.

Compartilhe:   

Franqueados muitas vezes compram em uma unidade franqueada apostando no modelo de negócios e plataformas já testados e de sucesso. E, assim essa receita baseada na confiabilidade de franqueadoras já consolidadas pode desencadear um grande desafio: acelerar a mudança em redes de franquia por meio de soluções inovadoras. Esse é o ponto de vista defendido por Trever Ackerman, diretor de marketing da empresa americana WellBiz Brands, Inc, detentora das franquias Elements Massage®, Fitness Together® e FIT36®.

Para o especialista a inovação dentro de um ambiente de franquia é fundamental para a evolução positiva da marca bem como seu sucesso a longo prazo. Veja a seguir cinco estratégias de inovação apontadas por Ackerman em matéria publicada na revista Forbes para inovar e ficar à frente da curva de crescimento do setor de franquias:

1. Colaboração

A inovação é essencial para o crescimento, e ser inovador deve ser uma responsabilidade compartilhada em toda a organização, e não isolada em uma sala de reuniões ou título específico. Todos na organização são responsáveis ​​por trazer inovação para a vida. Isso significa contratar com base na agilidade mental sobre o conhecimento funcional, o que pode criar uma barreira para a mudança.

Em uma franquia, o envolvimento do proprietário no processo de inovação é crucial porque está mais próximo do cliente. Ao adotar as ideias dos franqueados e apoiá-las com os recursos certos, as organizações saberão que estão trabalhando nas coisas certas e introduzindo mudanças que os proprietários de franquias ficarão entusiasmados em adotar.

2. Transparência

Incentivar a inovação com um alto grau de transparência é importante porque permite à organização como um todo medir resultados, entender a escalabilidade e compartilhar rapidamente o que está funcionando com o restante do sistema.

Segundo Ackerman, na WellBiz Brands os franqueados são convidados a enviar propostas de inovação de maneira contínua. Isso permite que os proprietários recebam financiamento do programa piloto e suporte à implementação para uma ideia que acreditam que aumentará seus negócios. A marca pede aos franqueados que sejam responsáveis ​​por projetar e documentar o modelo de negócios operacional para acompanhar a inovação, já que seu interesse no sucesso do piloto provavelmente produzirá o melhor resultado.

Com isso, quando uma proposta é aprovada, ela inclui métricas de sucesso acordadas e marcos frequentes para entender o progresso, o desempenho e as próximas etapas. Ser transparente permite que a inovação em uma unidade impulsione o crescimento em todo o sistema.

3. Comemore o fracasso

A inovação é confusa por natureza. Precisa acontecer rápido e ser um pouco desinformado, mas intuitivo. Significa encarar os desafios do negócio como oportunidades e ser ousado o suficiente para fazer algo a respeito deles. Parâmetros sobre ideias e planos de implementação devem ser minimizados para que os donos de franquias possam compartilhar qualquer ideia - não importa quão grande ou pequeno.

A inovação é perturbadora. É sobre abraçar - e instigar - o bom caos. O bom caos permite que as equipes canalizem sua energia para otimizar os resultados e não se preocupem com a burocracia que pode se arrastar e atrasá-los.

O medo do fracasso é uma maneira infalível de impedir que uma cultura de inovação se desenvolva dentro de uma organização, de modo que os líderes devem fazer questão de adotar o fracasso. Aprenda a falhar rapidamente, aprenda com isso e depois passe para a próxima ideia.

4. Aprenda sempre

Como líder em uma organização de franquias, Ackerman afirma ser um grande defensor do aprendizado contínuo. Isso significa concordar com um plano de desenvolvimento anual para todos e permanecer comprometido com isso.

Este plano de desenvolvimento pode incluir uma ampla gama de atividades, desde certificações e oficinas de desenvolvimento pessoal até a criação de um novo recorde pessoal em uma maratona. Quando uma equipe sabe que seu líder está comprometido com o sucesso pessoal e profissional, é mais provável que ela se comprometa com o sucesso da empresa.

5. Adicione valor ao consumidor

Se você estiver em um segmento que está crescendo rapidamente, mais concorrentes serão naturalmente atraídos para a mesma direção. Isso força mais disrupção e inovação entre as marcas. No entanto, a inovação sem agregar valor é simplesmente uma mudança desnecessária. As marcas precisam concentrar seus esforços de inovação em melhorar a experiência do cliente, tornando-o o mais fácil possível.

Para que as organizações sejam mais inovadoras e se posicionem como líderes em seus mercados, elas precisam ser focadas em laser na criação de valor para o cliente. O valor do cliente pode ser alcançado por meio de várias fontes, como ofertas novas ou aprimoradas, uma melhor prestação de serviços ou operações mais eficientes que resultam em economia de custo ou tempo para o cliente.

As organizações precisam determinar qual fonte de inovação desejam buscar e, então, atribuir liderança e recursos para atingir esse objetivo. Ao buscar intencionalmente a inovação, as empresas podem crescer e criar máquinas inovadoras de criação de valor.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?