Notícias / Especial / Confira ramos de franquias em que vale a pena investir em 2019

Confira ramos de franquias em que vale a pena investir em 2019

Consultor de negócios orienta que, assim como outras formas de empreendedorismo, é necessário preparar-se adequadamente para operar uma unidade franqueada

Compartilhe:   

Com o final de 2018 se aproximando, muitas pessoas já começam a traçar novos planos e objetivos para o ano que vem. Entre eles, abrir o próprio negócio é um dos mais importantes. Para que o sonho não se torne um pesadelo, no entanto, é preciso preparar-se adequadamente e parte disso passa por adquirir novos conhecimentos. E isso vale inclusive se a estratégia for participar como franqueado de uma rede de franquia.

Com os desafios trazidos pela crise econômica que atinge o Brasil desde 2014, é preciso que os empresários estejam sempre atentos ao que acontece no mercado. No franchising, mesmo com um crescimento de 6,3% no terceiro bimestre de 2018, não é diferente (dados ABF).

Com isso, é preciso tomar alguns cuidados antes de investir em um negócio. Uma das formas é entender as tendências do mercado. De acordo com o consultor José Carlos Fugice, da Goakira Consultoria, alguns segmentos do franchising devem se destacar no próximo ano. Porém, é preciso ter cuidado ao analisar e escolher uma marca para investir.

“É muito importante analisar o mercado. O investidor não pode apostar em segmentos ou tendências nas quais não acredita. Por mais que algum especialista argumente a favor ele precisa acreditar, pois o sucesso do negócio depende do esforço dele. Caso não tenha esse “brilho nos olhos”, não vai se dedicar da forma que precisa”, explica Fugice.

Confira abaixo opções de redes de franquias em segmentos destacados pelo consultor:

Ramo de Lazer e Bem Estar

Com a crise econômica, o Brasil passou a enfrentar problemas cada vez maiores. O desemprego aumentou, a educação piorou e as pessoas estão com dificuldades. Por conta deste cenário, Fugice acredita que com a recuperação da economia, negócios relacionados à auto-estima e bem-estar das pessoas devem ganhar força no próximo ano.

É o caso da Depyl Action, referência em estética do pelo no Brasil e na Venezuela. A rede oferece depilação com cera morna, luz pulsada, design de sobrancelhas, extensão de cílios, coloração de cílios e região íntima. Já a rio-pretense Oligoflora é especializada em estética funcional, tratamentos de bem-estar, corporais e faciais não invasivos. 

Ramo de Serviços

O Brasil ainda é um mercado muito novo para negócios no franchising focados em serviços. Existe um mito muito grande de que modelos de serviços não podem ser padronizados e replicados em escala, mas não é bem assim. Muitas operações devem surgir nos próximos anos e algumas já operam com sucesso.

Um dos exemplos é a rede de galerias de arte Urban Arts, que está no mercado desde 2009 e comercializa obras de mais de quatro mil artistas independentes do Brasil e do mundo. Outro exemplo mais recente é o da Dr. Infiltração. No franchising desde 2017, a rede trabalha com tecnologia própria de impermeabilização com borracha líquida, blindagem antes da pintura, limpeza de limo, proteção de móveis contra fungo e bolor. A Ceofood, de aplicativo de delivery gastronômico, já conta com mais de 80 unidades espalhadas em cinco estados.

Ramo de Agronegócios

Uma das poucas marcas neste ramo do franchising, a Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 180 franqueados em diversas regiões do Brasil. Negócios neste setor ganham cada vez mais relevância por conta do destaque do agronegócio na economia.

Ramo de Alimentação Fora do Lar

Apesar da concorrência, o mercado de alimentação ainda é atrativo. Porém, não é qualquer negócio que ganhará posição de destaque. Empresas que apostam na experiência de consumo dos clientes devem obter sucesso nos próximos anos.

A americana Pizza Studio, que chegou ao Brasil recentemente pelas mãos do Grupo Drumattos, aposta no modelo ‘fast casual’, no qual o próprio cliente monta a sua pizza, que fica pronta em três minutos. Já a maringaense Gela Boca, aposta em um conceito de ‘supermercado de sorvetes’. É possível encontrar diversos tipos de artigos para sorvetes entre as mais de 50 operações da marca.

Na mesma linha, a rede de franquia The Shaky, aposta em milk shakes personalizados. São mais de 100 opções de sabores e a marca aposta no modelo ‘faça você mesmo’. Por fim, outra opção é a Confeitaria da Luana, famosa por seus bolos criativos. No cardápio, são mais de 55 itens que vão de cupcakes personalizados a bolos. 

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?