Notícias / Especial / Como evitar conflitos de funcionários em unidades franqueadas?

Como evitar conflitos de funcionários em unidades franqueadas?

Especialista em gestão de pessoas e empresários do franchising dão dicas para evitar tropeços na gestão de equipes

Compartilhe:   

Ter um próprio negócio sempre é um grande desafio, ainda mais para empreendedores de primeira viagem como é o caso de muitos donos de unidades franqueadas. Com isso, é possível se depararem com algumas situações que não estavam no roteiro, entre elas, a gestão de funcionários nas unidades franqueadas. Por conta disso, o portal SuaFranquia.com colheu algumas dicas com especialista em gestão de pessoas e experientes empresários do franchising para minimizar os conflitos que podem ocorrer, principalmente enquanto as equipes ainda estão em formação.

O empresário Henrique Mol, diretor executivo da rede Fórmula Pizzaria aponta que para manter um bom funcionamento da unidade e da equipe como um todo é importante deixar claro que os funcionários formam o time da empresa e que cada um possui papel fundamental para o crescimento do negócio, não existindo função mais ou menos importante. “As pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, precisamos saber respeitar as diferenças de cada um. Então, sempre vale a pena orientar que, caso haja alguma situação desconfortável, é mais adequado resolvê-la em particular com o colega de trabalho envolvido, sem envolver terceiros. Todo negócio de sucesso tem suas regras e vale que todos saibam lidar com elas”, explica Mol.

Para João Roncati, diretor da People+Strategy, um ponto que faz toda a diferença para evitar conflitos é que funcionários estejam bem treinados e que saibam como trabalhar em conjunto. Com isso, funcionários conseguem reproduzir o ‘espírito’ da franquia e promover um bom atendimento. “Ter uma escala de horários que seja justa e humanizada, feedbacks claros sobre a qualidade do trabalho e a participação nos resultados favorem o bom desempenho”, relata Roncati.

Já Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de softwares para empresas que atuam no varejo, aponta que saber gerir uma equipe nem sempre é um trabalho fácil. Para manter uma convivência harmoniosa, o empresário segue alguns métodos e compartilha-os aqui:

1) Aprenda a escutar para depois falar: um bom ouvinte dentro do ambiente organizacional consegue manter o diálogo e fazer com que a execução dos processos funcione normalmente.

2) Sem achismos: é importante sempre manter o assunto verdadeiro em pauta e minimizar ações baseadas em achismos.

3) Procure soluções e não o culpado: mantenha seu time engajado na solução, não no problema. A solução é sempre o melhor caminho.

4) Cuidado com divergências na equipe: a divergência de opiniões profissionais pode causar competição entre os funcionário, atrapalhando nos resultados finais da empresa.

5) Respeite soluções em conjunto! Sabe aquelas divergências na equipe? Faça uma análise delas e alinhe o planejamento para que o time caminhe e seja capaz de gerar bons resultados.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?