Notícias / Especial / Veja como otimizar as vendas na próxima Black Friday

Veja como otimizar as vendas na próxima Black Friday

Especialista em marketing apresenta dicas para obter bons resultados tanto em lojas físicas como em e-commerces

Compartilhe:   

Os preparativos para a Black Friday, que ocorre no próximo dia 23 de novembro, prometem incrementar mais uma vez as vendas no mês de novembro. Muito popular no comércio nacional online e off-line, a ocasião é uma boa oportunidade para inclusive esvaziar estoques, promover negócios e se preparar para outra importante data comercial, o Natal.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve faturar R$ 37,9 bilhões no segundo semestre deste ano, o que deve representar crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2017. E a Black Friday deve ser uma das responsáveis nesse incremento de vendas, junto com o Dia das Crianças e o Natal.

Segundo um estudo realizado pelo BlackFriday.com.br feito com mais de 1.900 pessoas durante o mês de outubro de 2017, 52,5% das pessoas compram exclusivamente por meio de e-commerces, enquanto 10,7% seguem preferindo apenas as lojas físicas e 36,7% compram onde encontrarem uma boa oportunidade, sem se importar se a loja é física ou virtual. Com isso, é uma boa oportunidade de vendas para o comércio em geral e , claro, também para as redes de franquias. 

Dicas

Para ajudar os micro e pequenos empresários a planejarem e executarem estratégias assertivas para aproveitar a data em favor de seus negócios, Marcos Gaubert, gerente de Marketing do Myrp, empresa focada em sistema on-line para emissão de documentos fiscais eletrônicos e gestão empresarial, traz algumas orientações. “O planejamento para o Black Friday é o ponto base do sucesso. A data oportuniza o aumento das vendas e a conquista de novos clientes, por isso é fundamental garantir que haja estoque e estrutura suficiente para atender a demanda”, explica. Ele indica fazer um levantamento do estoque com quantidades e modelos dos produtos existentes em loja e avaliar quais mercadorias ou serviços são mais procurados pelos clientes e fazer uma análise do aumento das compras. “Se for comércio online, é importante que o site tenha estabilidade e estrutura para o aumento de acesso e que continue operando de modo eficiente, sem ficar lento ou cair”, completa o especialista.

Já, para lojas físicas, Gaubert recomenda que cuidado especial com o estoque, que esteja preparado e bem organizado, facilitando a procura dos produtos. É importante também contar com vendedores preparados para o aumento do fluxo de vendas, além de produtos bem expostos nas gôndolas, facilitando a visualização pelos clientes.

Divulgação

O especialista lembra da importância de utilizar uma divulgação estruturada e em diversos canais para reforçar a promoção. “Informar os clientes através das redes sociais, e-mail marketing e site da empresa é fundamental para que a repercussão seja maior”, aponta.

Outras recomendações se baseiam no lucro através da realidade empresarial. Neste quesito, é preciso considerar o estoque e perfil dos consumidores, ou seja, selecionar os produtos e fazer o desconto de acordo com dados de vendas: quais produtos saem mais, qual o período mais favorável para a venda de cada um deles, qual o preço médio da mercadoria e qual o impacto real do desconto sobre eles. “É possível fazer grandes promoções sem prejudicar o caixa. Basta aplicar os descontos com planejamento estratégico”, recomenda.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?