Notícias / Especial / Confira os prós e contras de investir em uma loja de rua ou de shopping

Confira os prós e contras de investir em uma loja de rua ou de shopping

Decidir entre os dois modelos de negócios é umas das dúvidas mais comuns dos empreendedores que querem investir no franchising

Compartilhe:   

No momento da tomada de decisão de qual modelo de negócio tem mais aderência com o perfil de cada empreendedor, algumas dúvidas são bem comuns como, por exemplo, se é melhor investir numa loja de rua ou de shopping. Para apoiar os empreendedores, o portal SuaFranquia.com conversou com Sidney Eduardo Kalaes, do Grupo Kalaes, uma holding de franquias multissetoriais com 24 anos de atuação no franchising.

O empresário de sucesso tem vasta experiência em tirar dúvidas como essa de candidatos a franqueados. Com formação em administração de empresas, ele é líder, máster e sócio de várias franqueadoras, tendo iniciado sua carreira como máster franqueado de São Paulo na rede de franquias Microlins em 1994.

Para Sidney, o modelo de negócio de rua no franchising tem a seu favor pontos como o custo de ocupação mensal mais baixo (sem necessidade de luvas), o fato de não possui valores cobrados de acordo com faturamento, a ótima visibilidade por ser de passagem (desde que o ponto seja bem escolhido) e o não existir aluguel dobrado em dezembro - nem fundo de propaganda extra para essa data. “Poder iniciar as atividades antes das 10h também é favorável em atuações fora de shopping”, aponta Sidney.

Em contraponto, o empresário ressalta a necessidade de maiores cuidados com segurança; o público ativo normalmente é apenas de segunda a sábado; dependendo da localidade a unidade, há poucas vagas de estacionamento, não há proteção climática contra chuva ou muito calor e, geralmente, o horário de fechamento é mais cedo do que shoppings. 

Modelo de shopping

Por outro lado, os modelos de negócios para operar em shoppings trazem consigo vantagens que facilitam a operação como estacionamento amplo (embora pago), segurança permanente, ar condicionado e proteção em dias de chuva ou calor e movimento de clientes 7 dias por semana.

Porém, nem tudo são flores na operação de unidades franqueadas em shoppings, sendo o custo de ocupação alto um dos principais itens apontados por Sidney. O valor de reforma e adequação também tende a ser maior em shoppings do que em lojas de rua, visto que o horário de implantação e obras é somente de madrugada. Há de se averiguar também se há aluguel dobrado e fundo extra do espaço em dezembro, uma prática bem comum nesses locais. Sidney lembra que também que o calor humano entre lojistas é normalmente menor que em ruas, que empresários tendem a ser mais próximos e solidários. Outro ponto é que o acesso a uma loja de shopping é restrito aos frequentadores do shopping.

O Grupo Kalaes opera as marcas Brasil Canadá – que oferece a todas as escolas de ensino privado ao redor do Brasil, a implementação de métodos de ensino bilíngue, o Instituto Ana Hickmann - rede de escolas profissionalizantes que atua nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável, a rede MaisLaser - rede de Clínicas de Depilação a Laser e a Minutri - rede de lojas especializada em comidas saudáveis, práticas e congeladas. 

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?