Notícias / Especial / 10 dicas para escolher uma rede de franquia para investir

10 dicas para escolher uma rede de franquia para investir

Empreender no franchising requer alguns cuidados. Veja dicas de um especialista em empreendedorismo e tome a decisão mais assertiva

Compartilhe:   

Empreender é o sonho de cerca de 66% dos brasileiros para ter mais liberdade e autonomia. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela empresa MindMiners, sob encomendada da PayPal, e que traz um raio X do empreendedorismo no Brasil.  O estudo revela ainda que 64% desses indivíduos dos que pretendem empreender não buscaram ainda ajuda para iniciar a empresa. Quem já procurou aprender mais sobre empreendedorismo, procurou o Sebrae (19%) e universidades/faculdades (13%).

Então, considerando que entre as opções mais comuns para empreender está a aposta em modelos de negócios já testados, ou seja, redes de franquias, o SuaFranquia.com solicitou ao expert em empreendedorismo e autor do livro "Faça Seu Negócio Decolar" Fabrício Morini algumas dicas para contribuir com a decisão de empreendedores.

Veja a seguir as dicas de Morini, que entre outras atividades já foi proprietário de franquia no segmento de alimentação:

1) Faça uma boa prospecção da franquia que deseja adquirir.

2) Fique atento à taxa de franquia. Lembre se de fazer um bom negócio para você também, não apenas para a franqueadora. Todo lucro é determinado no momento da compra.

3) Franquia é como qualquer outro negócio. Você terá de ter os comportamentos necessários como se fosse o seu negócio independente, isto é, foco, planejamento, tranquilidade para operar etc.

4) Não se esqueça de procurar a ABF (Associação Brasileira de Franchising) para obter informações sobre a franquia que deseja abrir.

5) Leia atentamente a Circular Operacional de Franquia (COF) antes de assinar. Ela representará o seu compromisso e deveres com a franquia e vice-versa. A dica aqui é contratar um advogado, se possível, para lhe ajudar.

6) É importante lembrar que franquia é como qualquer outro negócio. A franqueadora investe e disponibiliza marca, controles e processos, mas no final do dia o sucesso dependerá de você.

7) Prepare o bolso! Como em qualquer outro negócio você investirá durante um bom tempo. Não acredite em retornos rápidos, tenha em mente que precisará de muito trabalho e organização.

8) Analise muito bem o ponto comercial de sua franquia. Ele é um dos pontos chaves que dirá se você terá sucesso ou insucesso. Dependendo da franquia, escolha um ponto de acordo com a marca da franquia e com grande circulação de pessoas. 

9) Visitar a sede e no mínimo 7 lojas dessa franqueadora. Uma boa franqueadora tem que ter estrutura e pessoas competentes para poder auxiliar em todos os momentos.

10) Após adquirir sua unidade franqueada, dê especial atenção aos controles de gestão. As franquias estruturadas investem muito em softwares de gestão. Aprenda bem essa parte no curso que a franqueadora tem de lhe fornecer. Você tem de ter o máximo controle de sua operação.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?