Notícias / Especial / Marcas estrangeiras: apenas 7% das redes de franquias em operação no país não são nacionais

Marcas estrangeiras: apenas 7% das redes de franquias em operação no país não são nacionais

Presença de redes de franquias internacionais teve leve crescimento de 2015 para cá, de acordo com dados da ABF

Compartilhe:   

O franchising brasileiro vem apresentando números positivos em plena crise no país. Resiliente, o nicho continua sendo uma boa aposta para quem desejam investir na carreira empreendedora, mas há um ponto que chama a atenção do mercado: 93% das marcas atuantes por aqui no franchising são brasileiras, sendo apenas 7% estrangeiras.

De acordo com os estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os números das marcas estrangeiras continuam tímidos por aqui. Em 2015, a ABF divulgou que  apenas 5,2% das franquias eram internacionais. No ano seguinte, em plena crise no país, a chegada das estrangeiras subiu 0,1% totalizando 5,3%. Em 2017, o aumento foi mais significativo atingindo 7%. Mesmo com pequeno crescimento, as marcas brasileiras ainda predominam o mercado.

Apesar do momento instável no consumo das famílias e a inadimplência crescente, o Brasil é um país que as marcas internacionais poderiam estar mais presentes, em virtude do aumento do dólar frente ao real, que facilitaria o investimento no país em razão da discrepância cambial. Ou seja, é muito mais fácil uma franquia internacional chegar ao país quando a variação cambial está em alta. 

Da Espanha para o mundo

Dentro dos 7% redes de franquias estrangeiras está a marca espanhola Não+Pelo, uma multinacional que investe no Brasil desde 2010, bem antes das pesquisas elaboradas sobre a participação das marcas no franchising nacional. Uma das pioneiras em sua atuação, a Não+Pelo continua seu plano de expansão pelo Brasil, sobretudo na região Sudeste. No Rio de Janeiro e São Paulo, a rede investe em cidades do interior acima de 100 mil habitantes para abertura de novos pontos de atendimento.  

Dessa forma, a empresa está presente em 14 países e continua apostando no Brasil que é o país com o maior número de franquias - inclusive mais que a Espanha, de onde a marca surgiu. A Não+Pelo celebra inclusive este ano uma década de atuação global levando seus serviços e produtos multifuncionais, preferência dos brasileiros segundo a consultoria Kline.

"A Não+Pelo comemora oito anos no Brasil e sua solidez no mercado de Beleza e Estética. A marca antecipou-se no tempo trazendo uma nova metodologia de depilação que se mantém atualizada porque é um serviço hibrido. A inovação de retirar os pelos e, simultaneamente, fazer cuidados os cuidados dermatológicos, porque a Luz Pulsada Intensa permite essa hibridez, caiu no gosto dos consumidores deste nicho de mercado. Hoje estamos presentes em todos os estados do país, e em todas as capitais, algo não muito comum. A Não+Pelo possui 306 lojas no Brasil. Em São Paulo, a regional teve faturamento de dois dígitos nos dois primeiros quadrimestres do ano no comparativo com o mesmo período do ano passado (23% no primeiro, e 21% no segundo). O tratamento, o serviço e produtos complementares à atividade-fim, são multifuncionais. E isso agrada aos brasileiros cada vez mais", aponta Thais Ramos, franqueadora da Não+Pelo e franqueada de sete unidades.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?