Notícias / Especial / Gestão de compras para franquias gera redução de até 30% de custos com insumos

Gestão de compras para franquias gera redução de até 30% de custos com insumos

Novo modelo de gestão inclui como benefícios a redução de custos, o controle de estoque e o aumento da produtividade para franquias

Compartilhe:   

No primeiro trimestre de 2018, o franchising cresceu 5,1% no faturamento do setor, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Muitas empresas têm investido nesse segmento, mas atuar nele é desafiador, principalmente quando se trata de processos logísticos. Por este motivo, o Gimba, empresa pioneira na gestão e distribuição de suprimentos, alerta sobre a gestão de compras, controle de estoque e logística, fatores determinantes na definição da estratégia.

“Para obter sucesso nesse cenário, é preciso um planejamento minucioso de avaliação no modelo de negócios e, mais do que isso, nos sistemas que serão utilizados. A profissionalização dessas atividades gera eficiência e reduz custos com tributos e fretes, gerando economia tanto para o franqueador quanto para o franqueado”, alerta Amauri Gennari, diretor Comercial do Gimba.

A logística de distribuição é um dos fatores mais delicados de uma franquia por impactar diretamente no preço final dos produtos. O grande desafio para o franqueador é estabelecer um sistema que tenha um ótimo nível de eficiência. Atualmente, a melhor forma de fazer essa gestão é terceirizando esse processo com empresas especializadas, como o Gimba. Em alguns casos é possível reduzir em até 30% o gasto com insumos. “Ter um preço competitivo em função da escala, ter um fornecedor competente com capacidade logística e relatórios gerenciais e deixar o franqueado cuidando do principal negócio são as principais vantagens dessa gestão”, explica Gennari.

Como funciona

Uma vez contratado, o Gimba passa a ser responsável pela consolidação de compra de todas as unidades franqueadas. Com isso, é possível conseguir preços competitivos diretamente dos fabricantes. “Temos o catalogo de requisição WEB em que cada franqueado consegue facilmente fazer a reposição dos itens de consumo”,  comenta o diretor.  Além disso, como trabalham no modelo de compra e venda, a gestão do estoque é sempre por conta do Gimba. Esse contrato atende redes de todos os tamanhos, atuando como terceirizada de serviços de gestão de compras para materiais indiretos. A vantagem para o franqueador é que todas as unidades serão abastecidas somente com produtos homologados, garantindo o controle da qualidade e mantendo o mesmo padrão e mesmo nível de qualidade de produtos em todas os pontos. Para os franqueados, os maiores benefícios incluem a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos personalizados sem ter que pagar preços mais altos por isso.

Redução de custos

Ter um sistema de reposição bem definido ajuda tanto o franqueador quanto o franqueado na gestão dos negócios. Este modelo garante a realização de pedidos customizados, entrega em dia e segurança. A adoção do novo modelo contribui para o crescimento da rede, que, com esta gestão, aperfeiçoa a cadeia de suprimentos e pode expandir sua atuação com custos menores. É essencial ter um controle rigoroso das compras. Isso garante que os pedidos não serão perdidos e que a diretoria da franquia vai ter acesso a dados estratégicos de compras e vendas. Dentre as vantagens é possível citar o ganho de escala, pois por meio do Gimba é possível comprar diretamente dos fabricantes, estocar e distribuir consolidando tudo em um único frete.

O mercado

Como esse modelo de operação é relativamente novo, o Gimba está em fase de negociação com algumas grandes redes de franquias. “Hoje, cerca de 10% do faturamento é proveniente de franquias, mas a possibilidade de crescimento é gigantesca. Deste modo, vale a pena investir em uma gestão especializada de compras para a franquia. Assim, será possível aumentar a produtividade e evitar erros comuns durante as compras”, finaliza Gennari.

Sobre o Gimba

Pioneiro na gestão e distribuição de suprimentos, o Gimba ajuda empresas e consumidores a obterem itens essenciais para a rotina diária. Reconhecida pela excelência logística, a empresa entrega em todo território nacional material de escritório, informática, alimentícios, descartáveis. EPI e itens de higiene e limpeza. Com quatro canais de vendas (loja virtual, loja física, televendas e contratos corporativos), oferece soluções sob medida para todos os tipos de negócios e consumidores, atendendo desde a pessoa física até 300 das 500 maiores corporações do Brasil com contratos exclusivos de fornecimento programado. Pertencente ao Grupo Remaza desde 1988, tem sede em São Paulo, um centro de distribuição e operação logística em Barueri (SP) e conta com mais de 400 colaboradores.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?