Notícias / Especial / Crescimento em Minas Gerais: já são 9,1% novas unidades franqueadas em 2018

Crescimento em Minas Gerais: já são 9,1% novas unidades franqueadas em 2018

Confira o plano de expansão das redes de franquias Ice Creamy Sorvetes, Encontre Sua Viagem, Gigatron Franchising, entre outras

Compartilhe:   

Minas Gerais cresceu em todas as avaliações referentes ao segundo trimestre deste ano. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que aponta que na participação por estado em faturamento, o estado alcançou 7,7%. Já em número de unidades, o estado mineiro cresceu 9,1% em 2018, comparado com o mesmo período de 2017, que registrou 8,4%.

A Ice Creamy Sorvetes é uma rede de sorvetes na pedra com 80 unidades, que está presente Ipatinga/MG e pretende abrir mais 5 unidades ainda esse ano, incluindo a capital do estado e a cidade de Governador Valadares. Além do sorvete na pedra, nas lojas Ice Creamy o cliente monta a sua receita, do seu jeito e também encontra receitas diferenciadas como o Bubble Waffle, milkShakes, delícias de inverno e o imponente New York Shake. Os sorvetes Ice Creamy são artesanais, classificados como premium e super premium, ricos em fibras e vitaminas, possuem menos gordura e até 50% menos açúcar em sua composição.

Para viabilizar a expansão da marca em Minas Gerais e outras regiões brasileiras, serão investidos cerca de 4 milhões de reais na ampliação da fábrica de sorvetes localizada na cidade de Catanduva (SP). A planta irá duplicar sua capacidade de produção atual que é de 3 milhões de litros de sorvete por ano. Para acompanhar a alta demanda, a rede conta com uma logística própria que atende o abastecimento de unidades do norte ao sul do país.

Já a rede com foco em turismo, Encontre Sua Viagem, foi criada em 2011 em Belo Horizonte (MG) e que hoje soma mais de 500 unidades espalhadas em diversas cidades do Brasil, espera conquistar mais 50 unidades franqueadas, sendo 10% somente em Minas Gerais. O aumento da procura por viagens tem despertado a atenção de empreendedores para investir nesse setor. “As franquias localizadas em Belo Horizonte e cidades vizinhas possibilita acompanhar ainda de mais perto o desenvolvimento dos negócios, com visitas frequentes pelo próprio empresário”, aponta Henrique Mol presidente e fundador da marca.

A rede de clínicas médicas Acesso Saúde - sistema de saúde particular sem mensalidade, que oferece consultas e exames médicos para a  população que não possui plano de saúde, atualmente possui três unidades no Estado e pretende abrir mais cinco unidades até o final de 2019. A marca vem demonstrando bons resultados na região, com um crescimento de 15% a 20%. “Minas Gerais apresenta uma demanda alta por atendimento médico e o nosso objetivo é poder contribuir para um atendimento de saúde de qualidade para os mineiros”, comenta Antonio Carlos Brasil, fundador da rede.

 

Resultados

Contribuindo para este crescimento, também está a Gigatron Franchising, que somente no primeiro semestre deste ano registrou crescimento de 21% no estado. A localidade faz parte do projeto de expansão da marca para 2018/19. Atualmente, cerca de 10% da rede está localizada no estado mineiro e para Victor Ruiz, gerente comercial da marca, "temos a expectativa de crescer 30% no estado até o final do ano que vem". A região central de Minas possui mais destaque para a rede, pois é onde se localiza seu maior potencial econômico.

Ruiz avalia o desenvolvimento encontrado na região e comenta sobre as oportunidades encontradas por lá: "O principal foco de expansão em Minas Gerais é a entrada da NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica), nosso investimento no estado vai ser muito maior que nos outros anos para atender essa necessidade e entrar com essa solução completa para o público mineiro", conta o gerente. Com isso, a Gigatron espera contribuir cada vez mais nos processos empresariais em Minas e gerar muita oportunidade de trabalho.

A onda de crescimento encontrada em Minas Gerais também chamou atenção das franquias Doutor Resolve e Dona Resolve. Para Gustavo Cunha, sócio diretor de negócios das marcas, "O mercado mineiro tem grande importância para nós, uma vez que é a terceira maior economia do Brasil e possui grandes centros de referência econômica. Com isso, gera oportunidade e demanda de serviços, ainda mais quando esse setor tem um importante destaque no número de trabalhadores", afirma. A Doutor Resolve atua no ramo de construção civil e a Dona Resolve é especialista em limpeza e facilidades domésticas.

O sócio diretor analisa que cada marca pode chegar a 32 unidades no estado até o final deste ano, e a expansão já começou: “Participamos da Franchising Fair de Belo Horizonte e ganhamos bastante evidência. Fizemos networking com muitos interessados, fechamos uma unidade em Belo Horizonte e, em longo prazo, acreditamos que esse evento possa render cerca de três novas unidades da Dona Resolve e uma nova unidade para a Doutor Resolve nessa área”, afirma. Cunha notou que a negociação pessoal (presencial) é determinante para o mercado mineiro.

Para o sócio diretor, o maior potencial do estado está na sua quantidade de municípios: Minas lidera e possui 853 cidades, o que, segundo Cunha, "gera oportunidades e interesse de expansão". Além disso, o estado tem grandes centros urbanos com muitas oportunidades, como Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, entre outros. "Todas as cidades com mais de 100.000 habitantes têm potencial para a Doutor Resolve e Dona Resolve. Elas são referência para o estado e não podemos ficar de fora delas", conclui Cunha.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?