Notícias / Especial / Confira ramos de franquias que apresentam melhores resultados em tempos de crise

Confira ramos de franquias que apresentam melhores resultados em tempos de crise

Redes de franquias dos ramos de permuta, educação e beleza apontam que tempos de recessão e desemprego conseguem obter um faturamento ainda maior

Compartilhe:   

De acordo com dados divulgados em agosto pelo Banco Central, a economia brasileira caiu no segundo trimestre de 2018. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou queda de 0,99% em comparação aos três primeiros meses do ano. E, assim, nesse cenário ainda de instabilidade econômica, há ramos de franquias que vem se destacando mais do que outros.

É o caso da rede de franquias Clube de Permuta. De acordo com a empresa, as negociações baseadas em permutas ganham destaque neste momento, já que para esta modalidade não é necessário mexer no fluxo de caixa da companhia. A empresa é uma plataforma de relacionamento que gera trocas multilaterais de produtos e serviços entre os associados. Nos últimos seis anos, a empresa já movimentou mais de R$100 milhões e prevê o crescimento de 20% até o final de 2018.

Segmento de educação

A rede de franquias Evolute Profissionalizante e Idiomas, aponta que a educação é um dos poucos setores que se fortalecem em tempos de crises. Isso porque as pessoas procuraram se especializar para não perderem seus empregos, e os que estão fora do mercado de trabalho buscam alternativas de ensino para encontrar uma nova oportunidade. A Evolute Profissionalizantes e Idiomas, rede especializada em cursos profissionalizantes, não viu o número de alunos caírem durante a crise, pelo contrário, a média de estudantes aumentou. 

“Em períodos com alto índice de desemprego e crise econômica, as pessoas sempre buscarão mais conhecimento. As instituições de ensino que concedem bons cursos e oferecem um método de aula de qualidade, se fortalecem no mercado de educação”, aponta Vinicius Almeida, fundador e CEO da marca.

Também do ramo de educação, a rede de franquias Sigbol Fashion é a única rede de escolas profissionalizantes na área de confecção e moda do setor de franquias no Brasil. A rede registrou um crescimento no faturamento de 5% no primeiro trimestre de 2018. Segundo a marca, o mercado está mesmo favorável e a crise tem impactado de forma positiva no progresso do segmento educacional, pois num momento de desemprego as pessoas estão buscando formas alternativas de gerar renda. A rede oferece a especialização necessária com baixo investimento e formação em poucos meses, transformando um hobbie, como a costura, em renda extra ou carreira profissional.

Em maio, a rede registrou um aumento de 57% na procura de cursos, em comparação ao mesmo período do ano passado. E, pensando no grupo de pessoas que desejam ter o próprio negócio para driblar a crise, o modelo de franquia de “garagem” é uma opção enxuta que pode ser operado em pequenos espaços de 16m² com investimento inicial a partir de R$ 17 mil, reforçando o conceito da microfranquia de “faça você mesmo”.

Segmento de beleza

Seja para aumentar a autoestima, sentir-se relaxado ou corrigir alguma imperfeição indesejada, o fato é que o mercado de beleza e estética não para de crescer nos últimos anos. Quando se trata desse assunto, muitos brasileiros já se tornaram experts. Não é à toa que o país ocupa a quarta posição no ranking mundial em relação ao consumo de tais produtos.        

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pelo Instituto FSB Pesquisa, o Brasil só perde para o Estados Unidos, China e Japão no ramo de procedimentos estéticos. “O brasileiro é muito vaidoso, principalmente as mulheres que cuidam muito da beleza. Mas, os homens também não ficam atrás. É cada vez maior a procura deles por tratamentos em nossa clínica. Esse é um mercado que não tem crise”, comenta Euler Carneiro, diretor da clínica Bio Estética, em Belo Horizonte.

Segundo ele, trabalhar nesse mercado é uma excelente ideia, mas exatamente por ser uma área em plena expansão é necessário ficar atento aos mínimos detalhes para atrair clientes. “Um dos principais desafios de investimento nesse setor torna-se a enorme concorrência, mas para ter credibilidade é preciso ter profissionais qualificados, espaço físico e equipamentos de qualidade como diferenciais”, garantiu.

A clínica conta com uma equipe formada por biomédicos, esteticistas e outros profissionais qualificados na área da beleza, além de uma estrutura diferenciada e equipamentos de ponta para tratamentos estéticos corporais, faciais, lasers, acompanhamento nutricional, tricologia capilar e muitos outros serviços. “Nossa expectativa é ter um plano de expansão de franquias com o mesmo padrão de qualidade da nossa unidade em outros pontos estratégicos em BH e região”, contou.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?