Notícias / Especial / Como diminuir custos de logística em redes de franquias?

Como diminuir custos de logística em redes de franquias?

Veja como as redes de franquias Khea Thai e Champion planejam o crescimento de suas marcas para reduzir os gastos com este item.

Compartilhe:   

O baixo investimento em infraestrutura no Brasil encarece os custos com operações de logística das empresas, inclusive de redes de franquias, que muitas vezes atuam em diversos estados. Segundo a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, realizada pela Fundação Dom Cabral, a deteriorização dos meios de distribuição da produção faz com que os gastos com logística seja equivalente à 12,37% do faturamento bruto das empresas.

Dessa forma, as redes de franquias se desdobram para encontrar soluções para reduzir custos, adaptando também seus planos de expansão. É o caso da rede de franquias de restaurantes de culinária tailandesa Khea Thai, cuja cozinha industrial fica em São José do Rio Preto, no interior paulista.

“Para reduzir custos, otimizamos os pedidos dos franqueados em um só, conseguindo assim ter um volume maior de carga para que o valor seja menor para todos os franqueados. Cerca de 20% de nossos produtos são importados e, por isso, o nosso maior desafio, além da oscilação do dólar, é o valor do frete, o seguro e o prazo da entrega de nossos fornecedores da Tailândia”, comenta Milene Dellatore, sócia-proprietária da marca.

De olho nesse objetivo, a empresa fechou parcerias com outros lojistas, fazendo com que o valor de frete fique o mais acessível possível e seja dividido entre as unidades franqueadas. “Além dos agendamentos dos pedidos, acreditamos bastante em parcerias com outras marcas, lojas e franqueados. Conseguimos redução de 15% no custo quando a agenda dos franqueados da mesma cidade é a mesma e inclui parceiros de alimentação. Em média 80% dos itens consumidos em nossa franquia são enviados pela franqueadora, dando uma grande liberdade para que o franqueado não se preocupe com as compras desses itens, além de software de contagem e controle de estoque, o qual facilita muito nos pedidos. Executamos pedidos de uma forma inteligente, sem necessidade de estocar algum item que demora para sair ou comprar sem necessidade”, observa Dellatore. 

Já Nelsy Ênio Cardoso Junior, diretor comercial da rede Champion, recomenda seguir três passos para economizar custos de logística na operação das unidades franqueadas da marca. Primeiramente, ele observa a importância de avaliar o ponto onde será instalada a franquia e prepara um planejamento financeiro da logística de implantação. "Mesmo o ponto sendo bom e sabendo que a loja vai vender, é preciso ter um planejamento financeiro para não entrar endividado", diz.

Outra recomendação dele é focar no planejamento estratégico, pois considera necessário que sejam tomadas decisões em conjunto entre as operações, pois abrir uma nova franquia gera custos para o franqueador também, tais como distribuição para a remessa de produtos, por exemplo, para outros estados diferentes da sua matriz.

"É preciso avaliar se o ponto realmente vale a pena, pois muitas vezes o seu produto pode não ter liquidez em um determinado local. Pode haver muita concorrência também, ou o seu produto ficar muito caro para aquela região. O ponto de venda pode ter muito fluxo de pessoas, ser central, mas o seu produto ali pode não ser competitivo", encerra Cardoso Junior.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?