Notícias / Especial / Startups: confira as soluções e inovações que fazem sucesso em redes de franquias

Startups: confira as soluções e inovações que fazem sucesso em redes de franquias

Captação de alunos, comportamento dos consumidores e serviços financeiros estão entre os serviços que vem apresentando bons resultados no franchising

Compartilhe:   

Para conquistar resultados positivos nos negócios nada melhor do que contar com boas parcerias, não é mesmo? E no franchising não é diferente. Muitas redes de franquias, inclusive, se cercam de startups, que tendem a oferecer soluções inovadoras e a aproveitar bem oportunidades de crescimento junto com as marcas.

É o caso da Gigatron Franchising, uma rede de franquias com foco em tecnologia, que utiliza soluções de várias startups. De acordo com Marcelo Salomão, diretor executivo da rede, utiliza, por exemplo, os serviços da Doc-fix  - um software responsável pela emissão de documentos fiscais e da GeoNacional - software responsável pelo acesso a base de dados dos Correios, IBGE e feriados.

Conheça a seguir os serviços oferecidos por algumas startups e quais redes de franquias já os usam.

Captação de alunos

Captar alunos é um dos maiores desafios para redes de franquias do ramo de educação. De olho nessa oportunidade, Leandro Assis, um jovem de 28 anos que atuou por uma década em uma rede de franquias, desenvolveu uma empresa especializada em macro captação de alunos, a startup Agência Brasileira de Matrículas (ABM).

A startup faz um trabalho minucioso em unidades de escolas que precisam colocar uma porcentagem alta de estudantes, seja por problemas na área comercial ou por quantidade de alunos se formando. E, além disso, atuam também com ações de macro captação em inauguração de escolas novas de uma rede.  

Desde sua fundação em 2017, a ABM mantém parceria com a Evolute Profissionalizantes e Idiomas, franquia especializada em educação. No primeiro semestre de 2018 a empresa matriculou mais de 26 mil estudantes. Além de captar alunos para cursos profissionalizantes e de idiomas, como é o caso da Evolute, a startup também faz ações para o ensino superior. A marca atende escolas em todas as regiões do Brasil. Além da Evolute, a startup também presta serviço para outras grandes instituições de ensino que atuam no franchising.

Comportamento do consumidor

Conhecer o comportamento do consumidor e o desempenho de cada loja de uma rede de franquias, sem dúvidas, é bem importante. Ciente disso, a startup Decision6 atua por meio de uma tecnologia inovadora para superar o impacto da ascensão do e-commerce nos últimos anos, que tem feito os clientes se distanciarem das lojas físicas de varejo.

Segundo a Decision6, no mercado desde 2015, essa baixa vem estimulando as lojas físicas a recorrerem a um marketing mais criativo, com atendimento diferenciado e um ambiente estrategicamente chamativo. E, assim, surfando na onda IOT - internet of things -, a start traz uma tecnologia de sensores diferente e inovadora. É uma plataforma baseada em algoritmos criados para o monitoramento de fluxo e análise do comportamento do consumidor, através da tecnologia Wi-Fi, permitindo o monitoramento do fluxo das pessoas próximas e dentro das lojas físicas.

Enquanto outras empresas de inteligência de varejo usam câmeras gerando dados pesados, a Decision6 se beneficia de sensores wireless. Ao usar o wifi dos celulares (sem que estejam conectados a alguma rede) são criados indicadores de performance em forma de gráficos, deixando todos os dados mais leves, de fácil acesso e de fácil leitura. Com isso, os sensores monitoram o fluxo dos consumidores nos seus pontos de venda, identificando os hábitos de consumo por dia e por hora, assim como a atratividade da vitrine e a taxa de conversão de vendas.

Redes como Arezzo, O Boticário, Shoulder e Reserva já aderiram à plataforma e conseguem assim comparar a performance das lojas, acompanhar o resultado de campanhas de marketing e desempenho das equipes de vendas, ajudando no desempenho geral do negócio. 

Check list

Gerenciar todas as ações e operações é um dos maiores desafios das franqueadoras. Para isso, há no mercado startups especializadas em soluções. Axyma é uma delas e desenvolveu um aplicativo chamado “Auditor de Check List”, que trabalha para fazer a gestão de diversos processos,  aumentando assim o controle e ajudando a garantir que todos os colaboradores apresentem mais eficiência na entrega. É como se o aplicativo fizesse a checagem de uma lista de tarefas a serem realizadas dentro de prazos determinados.

A finalidade da marca é apoiar empresas que necessitam de melhorias nos processos do negócio, visando ganhos de produtividade, maior eficiência na gestão e qualidade no atendimento, entre vários outros itens.  Atualmente, a solução é utilizada pela Jan-Pró, Café do Ponto e Casa Pilão.

“Check list, como o próprio nome em inglês diz, é checagem de uma lista de tarefas a serem realizadas, com os respectivos prazos envolvidos, deixando claro quem é o responsável pelo cumprimento de cada uma delas. São muito úteis para as mais diversas áreas: hotelaria, construção, transportes, limpeza, segurança alimentar, , entre diversas outras, com a definição de cada etapa de um evento: pré, durante e pós. O objetivo é garantir que as rotinas sejam executadas seguindo as definições, da maneira mais homogênea possível, e que não conformidades sejam registradas e analisadas, permitindo que ações corretivas e de aprimoramento sejam aplicadas”, afirma Ralf Peterlevitz, diretor da Axyma. 

Serviços financeiros

Encontrar um fornecedor de serviços financeiros independentes e valores acessíveis pode ser uma boa alternativa em redes de franquias. Uma das startups desse nicho é a Cobre Fácil, uma Fintech que realiza a emissão de boletos bancários registrados e cobranças via cartão de crédito; emissão e gestão de carnês e mensalidades; alertas de cobranças; personalização de faturas e outras funcionalidades relacionadas.

O serviço da marca tem sido bem aceito no franchising, tanto que gerou diversas parcerias como, por exemplo, Igui, Achei no Pão e Aonde Ir. “Nossa solução está ajudando redes de micro franquias uma vez que os micros começam como MEI e nem sempre conseguem acesso ao banco”, releva Paulo Henrique, CEO e Co-founder da Cobre Fácil.

De acordo com ele, a procura das franquias pelos serviços deriva-se de diversos motivos, entre eles, é que o cliente paga apenas quando o boleto for pago, sem custos de emissão, baixa, cancelamentos e segundas vias, de uma forma segura, ágil e simples, reduzindo assim o número de inadimplências.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?