Notícias / Especial / Estratégia: como reter e fidelizar clientes em redes de franquia?

Estratégia: como reter e fidelizar clientes em redes de franquia?

Veja como funcionam clubes e programas de vantagens nas unidades das marcas Rede 10 Saúde, Pello Menos e BlueFit

Compartilhe:   

Em tempos de grande competitividade entre negócios do mesmo ramo de atuação, algumas marcas “brigam” por preço e outras incluem como munição de marketing estratégias para reter e fidelizar clientes. Com isso, tornou-se comum que, ao se dirigirem ao caixa para pagamento, clientes sejam convidados a dizerem seus números de CPF e serem convidados a fazerem cadastros para obter descontos e vantagens.

Nas unidades franqueadas da Rede 10 Saúde as vantagens do cadastro são benéficas tanto o cliente como para os especialistas que atuam na rede. Para os clientes, a rede disponibiliza sua plataforma tecnológica, que funciona como marketplace, para encontrar o médico ou clínica, de acordo com a especialidade procurada. Além disso, o usuário vai poder contar com descontos de produtos e serviços de empresas parceiras, das áreas de saúde e bem-estar.  

Já para o profissional, ele terá seu cadastro na plataforma e receberá suporte para aprimorar a gestão do negócio e a criar melhor solução para atender os clientes, a fim de fidelizá-los.  O profissional da saúde paga uma mensalidade a partir de R$ 99.00 para entrar na plataforma, mas para o usuário basta se cadastrar para usufruir das vantagens. A meta da Rede 10 Saúde até 2019 é ter mais de 700 mil usuários conectados.

Programa de Assinante

A rede de franquias de depilação feminina Pello Menos aponta ser a pioneira no uso da estratégia Assinante Vip de fidelização para serviços de depilação no País. Com a implantação do programa em 2017, a franquia obteve um crescimento em seu faturamento de 12%, além de aumento de 15% na fidelização dos clientes.

A fidelização de clientes é um dos principais objetivos de qualquer marca. A estratégia, que utiliza a satisfação do usuário para retê-lo, possibilita mensuração de receita e planejamento de ações futuras. A estratégia é disponibilizar um plano de assinatura mensal para serviços de depilação à cera no País.

As vantagens do Assinante Vip, conforme explica Regina Jordão, fundadora e CEO do Pello Menos, atendem tanto franqueados, pois assegura despesas da unidade, atrai novos consumidores e reduz a taxa de evasão; quanto clientes, que têm acesso a serviços com valores diferenciados, além de desconto em procedimentos não incluídos na assinatura. Funciona da seguinte forma: as assinantes têm direito a três serviços de depilação à cera por mês: axila, virilha e ½ perna, feitos sempre na mesma unidade e com um valor fixo, dentro de um plano anual ou semestral. Além disso, ganham 10% de desconto em procedimentos que não participam do programa. Caso queiram atendimento em uma outra loja, recebem 20% de desconto nos serviços do pacote.

Os resultados ratificam a eficiência da estratégia. A rede possui exemplos de franqueados que garantem cerca de 20% de sua receita mensal através do programa e registrou aumento de 15% na fidelização dos clientes desde a implantação. O faturamento das unidades também teve reflexo positivo, com crescimento médio de 12,5%. “Conquistar novos clientes é muito importante, mas fidelizar aqueles que já conhecem e utilizam nossos serviços é essencial. Um atendimento de alta qualidade, como o que oferecemos, agrega valor à marca e atrai quem busca o melhor. Então é necessário valorizar essas pessoas e é exatamente isso que o Assinante Vip faz”, ressalta Regina Jordão.

A rede BonaSecco também realiza cadastros de clientes com a oferta de vantagens promocionais. Dessa forma, os clientes que utilizam os serviços da rede podem participar de todas as promoções da BonaSecco. No momento, há três promoções vigentes. Uma é a “Promoção Fidelidade”, em que o cliente ganha bônus para utilização dos serviços, e outra é a “Promoção Ecológica”, que oferece descontos na devolução de cabides usados. A terceira já é um kit promocional de descontos para a lavagem de 5 camisas, 10 camisas ou 4 ternos.

Clube de Vantagens

Outra alternativa usada por algumas empresas é também oferecer Clubes de Vantagens. Essa estratégia foi usada pela rede de franquia de academias BlueFit, em parceria com a startup Affinibox. Com esse sistema de fidelização de clientes, lançaram, em julho último, o Clube de Descontos da academia. Esse Clube é direcionado apenas a alunos e, como ação de lançamento, a Affinibox disponibiliza, na unidade São Caetano, um totem durante um período de 15 dias com spresentação do clube, exposição dos benefícios e instruções para efetuar cadastro por meio do app exclusivo da academia.

A Affinibox, por exemplo, uma startup que desenvolve softwares personalizados de Clubes de Vantagens para empresas. Lançada, primeiramente, como projeto “incubado” do Argo Group, a Affinibox foi desenvolvido pelo CEO, Vinicius Jorge, que buscava desmistificar o receio existente quando o assunto é benefício ao consumidor. “Nosso principal objetivo é oferecer um ambiente virtual descomplicado e funcional, para que os benefícios fiquem cada dia mais presentes no cotidiano do cidadão brasileiro. Além disso, existe uma resistência por parte do usuário em enxergar as vantagens oferecidas como algo positivo e queremos mudar isso”, destaca Vinicius.

A startup oferece a criação de uma plataforma de benefícios, totalmente personalizável, e acesso a rede de parceiros, que possuem atuação em todo o Brasil. Além disso, ela separa os serviços em três grandes áreas de atuação: Associação e Sindicatos, que consiste em vantagens oferecidas para associados; RH, clube de benefícios para colaboradores de empresas; e Marketing de Relacionamento, para companhias que desejam presentear seu público consumidor com descontos e promoções.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?