Notícias / Especial / Desafio: como fazer a gestão de compras em redes de franquias?

Desafio: como fazer a gestão de compras em redes de franquias?

Conheça como a Patroni Pizzas faz a gestão de compras dos itens que compõem os cardápios nas unidades franqueadas distribuídas pelo país

Compartilhe:   

O sucesso de uma rede de franquia não está atrelado apenas a seguir o modelo do franqueador à risca. Há muitos desafios no dia a dia das marcas e a maneira com que se faz a gestão de compras de suprimentos em cada unidade franqueada é um deles. A grande maioria dos itens atrelados ao negócio costumam ser negociados diretamente com parceiros já consolidados, outros podem ser comprados localmente.

Na rede de franquias Patroni Pizzas, que possui mais de 200 unidades franqueadas, a Cozinha Central fornece os itens de carnes, massas, molhos, laticínios, embutidos e frios, pois todos recebem manipulação especializada da franqueadora antes de serem encaminhados para as unidades franqueadas. Porém, há outros componentes do cardápio oferecido nas unidades que o franqueado pode comprar diretamente no mercado local como, por exemplo, óleo, farinha de trigo, horti e material de limpeza.

”O custo do frete e barreira fiscal inviabiliza mandarmos de São Paulo para outras localidades, apesar que temos em estoque na Cozinha Central para atender a rede. Já o controle dos itens usados nas unidades é realizado pelo consultor de franquias, que durante a visita a loja franqueada verifica se estão usando as marcas autorizadas”, aponta Luis Cury, diretor de franquias da Patroni Pizzas. 

Dicas

O desempenho do negócio e a administração de questões relacionadas a compras e supply chain fazem parte do pacote de quem busca bons resultados, já que a gestão de materiais indiretos toma um tempo expressivo e tira o foco principal da atividade responsável pela receita do franqueado. A afirmação é do Amauri Gennari, diretor comercial do Gimba, empresa responsável por toda a operação logística de itens não alimentícios do McDonalds e do Burger King.  “O controle dos custos é de suma importância para o sucesso da operação, por isso investir em gestão de compras pode garantir benefícios para toda a cadeia”, aponta ainda Gennari.

Para o especialista, há três motivos essenciais para que redes de franquias com muitas unidades franqueadas tenham uma atenção especial à gestão de compras. Veja a seguir:

1-    Padronização – “É um tema recorrente neste modelo de negócio. Para que a franquia não destoe das demais unidades, é preciso seguir padrões de atendimento e comunicação, além de entregar produtos e serviços da forma que o franqueador estipula. Uma maneira de manter essa uniformidade é optar pelos mesmos fornecedores em todas as unidades. Para tal, é necessário que a gestão de compras seja centralizada e que o distribuidor tenha alcance geográfico que contemple todas as regiões em que há franqueados. Portanto, analisar este aspecto é imprescindível ao lidar com fornecedores.”

2-   Custo – “Ao negociar o fornecimento de insumos para diversas unidades, o volume aumenta e, consequentemente, o preço cai. Ao buscar um fornecedor que seja capaz de entregar mais de uma família de produtos, é possível otimizar ainda mais o custo, não apenas por conta do poder de negociação, mas também economizando com armazenamento e frete. No Gimba, por exemplo, atendemos franquias oferecendo distribuição ponto a ponto, assim não é necessário o franqueador manter um centro de distribuição para armazenar os insumos da rede e nem mesmo cada franqueado buscar localmente fornecedores para suprir o seu negócio, perdendo tempo, padrão de produto e o ganho pela escala”. 

3-    Controle – “Controlar o estoque, acompanhar o consumo e saber prever a reposição dos produtos são outros passos fundamentais para quem objetiva economia, pois compras de última hora podem acarretar demora na entrega (e, consequentemente, a falta do produto), frete mais caro e preços menos competitivos. Uma forma de gerir as compras e o estoque de forma inteligente e prática é apostando em softwares de gestão de cadeia de suprimentos. Além de evitar desperdícios ou falta de insumos, o controle de suprimentos é essencial quando se tem mais de uma franquia, justamente para adequar as compras ao consumo de cada unidade.

Outra dica para redes de franquias é que as unidades franqueadas recorram a ferramentas de gestão de compras online, em que é possível monitorar o estoque e a necessidade de novos pedidos. “Gestão é o caminho para quem quer alcançar o sucesso com uma franquia. Gerir padrões, consumo e custos vai te ajudar a percorrer essa trajetória com muito mais segurança e tranquilidade”, conclui Gennari.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?