Notícias / Especial / Autodesenvolvimento: conheça livros que podem trazer novos conhecimentos a franqueados

Autodesenvolvimento: conheça livros que podem trazer novos conhecimentos a franqueados

Veja as dicas de empresários, franqueadores e especialistas para adquirir aprendizados, referências e inspirações para atuar no setor de franchising

Compartilhe:   

Que o hábito da leitura traz novos conhecimentos todo mundo sabe, mas com tantos livros à disposição em livrarias e internet fica difícil saber qual escolher. Haja vista a infinidade de obras que são lançadas todos os anos, inclusive em eventos de grande porte como a Bienal Internacional do Livro, que ocorreu recentemente em São Paulo. Com isso, para facilitar a escolha do que vale a pena ser lido, nada melhor do que a indicação de quem já leu e extraiu bons aprendizados, não é mesmo?

Com isso, para facilitar a escolha do que vale a pena ser lido, nada melhor do que a indicação de quem já leu e extraiu bons aprendizados, não é mesmo? Veja a seguir algumas sugestões de empresários, franqueadores e consultores.

Mudança de hábito

Lidar com questões financeiras não é algo fácil, requer muita atenção. Carlos Alexandre Gomes, diretor executivo da rede Banneg-Banco de Negócios, empresa com foco no mercado financeiro revela que nutre uma paixão pela leitura, algo que já se tornou um hobby e que permitiu tirar muitas ideias para a criação do seu negócio, inclusive, a busca contínua por informação o permitiu se tornar uma pessoa confiável, comunicativa e, sobretudo, capacitada para fazer análise além das aparências.

“Diversos livros e filmes foram importantes para incorporar ideias, motivar e fornecer dicas.  Eu destacaria alguns mais recentes como, por exemplo, Gente que Resolve e O Poder do Hábito”, diz. Entre as principais lições extraídas desses livros, Gomes cita mudança de hábitos que fazem com que o “peso diário” fique mais fácil é um destes exemplos.  “Quando escovamos os dentes, dirigimos até o trabalho ou ajeitamos a gola da camisa, não gastamos energia, pois é uma ação automática.  Se tornamos hábito vender, tomar decisões importantes ou fazer contas orçamentárias, então isso também não será um peso”, diz.

Para aqueles que buscam empreender, criar um negócio do zero, toda ajuda é sempre bem-vinda, seja dos livros, conselhos dos mais experientes, filmes e até mesmo da espiritualidade.  “Não abro mão de uma boa oração quando tenho que tomar decisões difíceis.  Confiar só na intuição ou na emoção do momento pode ser fatal. Há muitos enganos e armadilhas no dia a dia, mas pessoas que leem bastante, raramente serão passadas pra trás”, reflete o diretor executivo.

Hábito

Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising (rede de serviços em tecnologia), está lendo o livro “As ideias que mudaram o mundo”, de Steven Johnson. Segundo ele a leitura sempre foi essencial na criação de sua empresa, pois foi nela que descobriu novas oportunidades e que o faz se manter atualizado com o mercado, que por sinal a área que atua vive em constante transformação. 

Já Henrique Mol,  empresário de uma holding detentora de seis  redes de franquias (Encontre Sua Viagem, Bidon Corretora de Seguros, SUAV, Fórmula Pizzaria, GeMotion e Acquazero) conta que o planejamento é o segredo de qualquer negócio dar certo. Para isso, sempre está em busca de novos conhecimentos. O empresário afirma que o livro “Pai Rico, Pai Pobre” o ajudou muito no mundo dos negócios. “A questão do investimento em ativos e planejamento para que as coisas possam ocorrer de forma positiva e crescente com o decorrer do tempo é um dos ensinamentos que extrai deste livro que apesar da época de publicação ainda continua sendo muito lido por diversos empresários”, conta.

Mol recomenda este livro para aqueles que buscam criarem negócios duradouros a longo prazo, com investimentos que gerem crescimento. Apesar da vida corriqueira, o empresário lê em média dois livros por mês, pois segundo ele, “essa é a chave principal para exercitar a mente e aplicar todo conhecimento adquirido no dia a dia da empresa”, conclui.

Gestão

Para o empresário Luciano Rodrigo de Souza, que se aventurou no mundo dos negócios recentemente com a franquia Shakerama Shakes e Delícias, seu livro favorito é “Mc Donald’s: A verdadeira história do sucesso”, escrito por John F. Love. Luciano iniciou sua carreira profissional nesta empresa e diz que sua história é surpreendente. “A força de vontade de Ray Kroc é inspiradora. Mesmo, na minha opinião, utilizando de alguns recursos em alguns momentos não muito justos, teve resiliência para vencer os obstáculos e fazer esta empresa tão grande e sólida. E isso é o que falta em muitas pessoas hoje em dia: força de vontade. Não basta querer, é necessário colocar em prática”, afirma o empresário.

Atualmente, Luciano está lendo o livro “Inteligência Emocional na Gestão de Resultados”, dos autores Lee Gardenswartz, Jorge Cherbosque e Anita Rowe, e inclusive, recomenda para aqueles que querem empreender adotar o hábito da leitura. “Trata-se de algo que vicia. Quanto mais lemos, mais buscamos por conhecimentos. Seja nos livros ou séries sempre é possível tirar algum aprendizado. Basta analisar com cuidado se irá colocar em prática ou não”, conclui.

Vendas

Quando o assunto é vendas, há uma infinidade livros no mercado, entre tradicionais e novidades. Alessandro Belon, CEO da Imobb, rede de franquia imobiliária sustentável, recomenda o livro “Você não vai mais conseguir vender assim”, do especialista em vendas e mercado imobiliário Guilherme Machado.

“Na minha visão este livro é uma verdadeira Bíblia do vendedor de performance, pois traz estratégias e métodos para reconhecer e adotar comportamentos de sucesso. Essa obra consegue ensinar de forma prática como ter um mindset – modelo mental – de crescimento, buscando sempre ir para o próximo nível de atuação. O conteúdo do livro serve como base de apoio para aos nossos franqueados tenham ferramentas para atender com performance e assim aumentar seu faturamento”, comenta Belon. 

Mário Rodrigues, diretor do IBVendas, também possui indicações de livros para incrementar as vendas em redes de franquias. Uma das recomendações dele é o livro “Como chegar ao sim - A negociação de acordos sem concessões”, de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, por apresentar um método de negociação criado em Harvard que traz ótimas dicas para se alcançar a relação “ganha ganha” no universo das vendas. Outra sugestão do especialista mais focada na gestão de processos e funil de vendas é a obra “A Meta”, do autor Eliyahu M. Goldratt.

Palavra de empresários

Outra sugestão é procurar no mercado livros que são escritos por grandes empresários e franqueadores. É o caso do recém-lançado “Canvas pelos Grandes Mestres”, que tem como coautor Fábio Roth, CEO da rede de franquias 5àsec.

A obra, coordenada por Gustavo Becker, traz preciosas informações sobre Business Model Canvas ou, na versão brasileira, Quadro de Modelo de Negócios. Aos que não conhecem, trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou já existentes. Basicamente, é um mapa visual pré-formatado dividido em nove blocos do modelo de negócios, sendo eles: parcerias chave, atividades chave, valor da proposta, relacionamento com clientes, segmento de clientes, fluxo de receitas, canais, recursos chave e estrutura de custos.

Pensando em explorar melhor cada um destes temas, o CEO da 5àsec, Fabio Roth, em parceria com outros nomes conhecidos, como Fábio Krieger, Bruno Iasnogrodski, Zuleica Klauck, Gustavo Becker, Marcelo Souza, Bruno Santiago e Adeíldo Nascimento, reuniram informações estratégicas para compor a obra. “É muito gratificante poder participar de um projeto como esse. Tenho certeza que o conteúdo será de grande utilidade para empreendedores que planejam investir em ações com foco no crescimento sustentável do negócio”, revela.

A empresária Tarsia Gonzalez, da Transpes, uma das maiores empresas de transportes de cargas do país, também acaba de lançar seu primeiro livro intitulado “Apaixonados pelo Brasil, onde estão?”. O livro é um apanhado dos últimos 50 anos de liderança no Brasil e traz a experiência de mais de 2 décadas de gestão de Tarsia e lança um desafio: onde estão os novos líderes, aqueles que vão transformar o Brasil novamente em um país próspero e do qual todos se orgulhem? 

Segundo Tarsia, é preciso recomeçar e unir a gestão da emoção com a inteligência estratégica para retomar as rédeas do nosso tempo. “Quando deixamos a desilusão e a raiva tomarem conta, as chances de fazermos uma escolha ruim é muito grande. Mas é na crise que o verdadeiro líder se mostra. Infelizmente, temos uma tendência forte a terceirizar decisões, o que parece nos eximir da responsabilidade por elas, o que não é verdade”, diz.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?