Notícias / Especial / 15 dicas para vender mais às vésperas do Dia dos Pais

15 dicas para vender mais às vésperas do Dia dos Pais

Ainda dá tempo de incrementar as vendas das redes de franquias e comércio em geral, afinal muita gente deixa para comprar o presente na última hora. Confira as dicas de 3 especialistas para a data

Compartilhe:   

Mesmo em tempos de crise, a grande maioria dos brasileiros compra um presente no Dia dos Pais, nem que seja aquela famosa “lembrancinha”. A expectativa do comércio, como já dito por aqui no Portal Sua Franquia, é de aproveitar a data para melhorar o faturamento no período. E ainda dá tempo de atingir a meta de vendas esperada, lembre-se que brasileiros tendem a deixar as compras em datas comemorativas para última hora.

Veja a seguir 15 dicas de três especialistas no assunto para que redes de franquias e equipes de vendas possam desenvolver novas oportunidades de vendas e fechar bons negócios, com baixo ou quase nenhum investimento.

Aposte na sua equipe

Segundo o especialista em coaching de vendas e palestrante Jaques Grinberg Costa, é essencial apostar no potencial da empresa, nos produtos e na equipe de vendas. É o que ele afirma em seu livro '84 Perguntas que Vendem', um guia prático e interativo que traz técnicas e ferramentas para os profissionais do ramo varejista. Confira a seguir os 5 passos principais para que isso ocorra.

1 - Treine seu time, explicando com detalhes todas as vantagens e diferenciais da promoção para o Dia dos Pais. Os vendedores precisam saber na ponta da língua o que estão vendendo.

2 - Prepare sua loja com decoração apropriada, coloque os produtos especiais em lugares de destaque, ofereça embalagens bonitas e descontos especiais.

3 - Utilize as redes sociais atuais para atrair os clientes, tais como WhatsApp, Facebook e Instagram, postando artes bem diagramadas, com pouco texto e informação objetiva.

4 - Mantenha o time de vendas alinhado com os objetivos da empresa, pois isso é fundamental para o sucesso da campanha e para atingir os resultados esperados.

5 – Crie uma boa estratégia para maximizar os resultados e aumentar o ticket médio de venda por cliente.

Foque em quem compra

Para Clécio Ribeiro, diretor marketing  King’s Sneakers, a grande sacada para vender bem nesta e outras datas comemorativas é focar em técnicas para chamar a atenção de quem é responsável pelas compras. Confira a seguir como atingir este objetivo:

1 - Embora os produtos a serem vendidos tenham foco no público masculino, são as mulheres (e principalmente as mães) que provavelmente comprarão o presente. E se não for as mães, elas pelo menos ajudarão as filhas e os filhos a escolherem o presente. Com isso, é necessário ser criativo e divulgar sugestões de presentes para as mães e filhos.

2 - Uma forma de facilitar a escolha do presente nesta data é oferecer kits de produtos. Ofereça opções variadas de grupos de produtos para atender a diferentes gostos e bolsos. Mas caso você não tenha tantas opções de produtos para montar um kit, você pode oferecer a opção de incluir uma embalagem reaproveitável e um cartão ao seu cliente, por exemplo.

3 - Prepare a loja para o aumento na demanda.  Mesmo não sendo possível prever a demanda com exatidão, um bom planejamento pode fazer toda a diferença.

4 - Oferecer promoções e benefícios sempre agregam valor ao cliente. Além de oferecer descontos atrativos, algumas opções interessantes podem ser: adicionar um brinde à compra, oferecer edições limitadas e exclusivas, elaborar pacotes e kits  especiais para a data, oferecer vale-presentes, entre outros.

5 – Cada vez mais pessoas buscam, comparam e compram produtos através de dispositivos móveis, mais ainda em datas comemorativas. Para captar este público, é imprescindível estar presente onde o cliente possa navegar e encontrar seus produtos. Caso ainda não tenha aderido ao mundo mobile, é possível começar em poucos minutos.

Estratégia de Marketing

Para Ana Paula Andrade, country manager da Marco Marketing no Brasil, operação brasileira da multinacional que há mais de 20 anos se dedica a planejar, gerenciar e executar estratégias de marketing de consumo, há alguns passos essenciais para garantir boas vendas no Dia dos Pais, principalmente porque culturalmente brasileiros deixam compras para última hora. Veja:

1 - Tenha em mente as diferentes gerações que compõe o público consumidor do Dia dos Pais. Isso vai desde as mais antigas buscando artigos para pais já mais velhos, até os Millenials. Por isso, é preciso pensar em apelos diferentes para alcançar cada um deles em função daquilo que priorizam.

2 - Lembre-se que nessas datas sazonais lidamos com sentimentos e emoções. Isso quer dizer que para presentear alguém que é tão importante e fundamental em suas vidas, as pessoas tendem a procurar algo mágico e especial, o que inclui colocar a elas mesmas no centro das experiências. Para isso, a personalização pode ser uma opção. Em outras palavras, o presente pode ser, por exemplo, uma simples camiseta, mas que recebeu algum toque de customização, como a estampa do nome ou de uma frase que remeta a relação dos dois. A sensação de poder montar, colorir ou escolher aquilo que melhor representa seu pai se relaciona diretamente com o sentimento de algo único, exclusivo e na medida para representar o amor sentido.

3 - Esteja preparado para a jornada multicanal. Ainda que estejamos promovendo um canal de vendas específico, possivelmente o físico em função de estarmos às vésperas da data, é preciso estar preparado para atingir e influenciar o consumidor de maneira omnichannel. Abuse do ambiente online para promover a comunicação de maneira genuína e para facilitar suas escolhas, gerando economia de tempo do consumidor. Em meio as agendas atribuladas do dia a dia esse “cuidado” gera uma boa lembrança de marca e ainda pode garantir alguns minutinhos a mais dentro da loja.

 4 -  Na semana que antecede o Dia dos Pais, é importante garantir o estoque das lojas pois brasileiros tendem a deixar as compras para última hora. Embora estejamos falando de pais, o shopper neste caso são filhos. Então, invista em experiências de PDV que possam aumentar a conversão de vendas, como um quiz relacionado ao quanto ele conhece o seu pai, com a chance de ganhar vouchers de desconto.

5 - Atendimento e sensação de exclusividade. Busque promover a sensação de exclusividade por meio não apenas de experiências, como também de promoções que vão além do desconto. Por que não investir em “mimos” que podem acompanhar os presentes, como cartões, chocolates, ingressos para cinema e cupons para outros serviços?

Confira algumas oportunidades: Franquias por Segmentos e Ramos

Saiba mais: Como abrir uma franquia 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?