Notícias / Especial / 10 passos para abrir uma franquia

10 passos para abrir uma franquia

Compartilhe:   

Quem está procurando a franquia certa para investir pode ter diversas dúvidas em relação ao caminho que deve percorrer da escolha até a abertura do negócio. O Portal Sua Franquia lista 10 passos para quem quer abrir uma franquia:

1. Faça uma autoanálise

O primeiro passo é fazer uma autoanálise criteriosa, faça algumas perguntas a si mesmo e a partir de suas respostas, você terá a análise completa sobre o que espera com seu negócio.

 

2. Escolha seu perfil de negócio

O seu negócio precisa ter a sua cara. Escolha um segmento com o qual você se identifique e não uma franquia de modismo.

 

3. Verifique sua capacidade de investimento

É necessário que você verifique o investimento que tem disponível. Além dos valores para investimento, você precisará de uma folga financeira para os primeiros meses de operação.

 

4. Pesquise a franqueadora

Nesta etapa, você deve pesquisar sobre a franqueadora, ou seja, verifique quantas unidades a rede possui, quando foi criada, quando entrou para o Franchising e quantas lojas próprias opera, por exemplo.

 

5. Converse com franqueados

Nesta etapa você testará se o suporte da franqueadora, e tudo que a mesma promete, realmente está funcionando. Visite as lojas e converse com os franqueados da rede.

 

6. Analise a Circular de Oferta de Franquia

O momento de análise da Circular de Oferta de Franquia, documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, é bastante importante. Na COF, você encontrará também uma minuta do Contrato de Franquia que você irá assinar caso vá até o fim na sua negociação.

 

7. Escolha bem o ponto comercial

O ponto comercial é um dos aspectos de maior importância para quem vai abrir uma franquia, porém ele tem um peso maior quando se trata de franquia de varejo, uma vez que para esse tipo de negócio o ponto deve permitir uma boa exposição da marca.

 

8. Analise os concorrentes

Verifique a concorrência ao redor do seu ponto comercial, analise seus pontos fracos e fortes, e compare com os diferenciais do seu negócio.

 

9. Não faça nada por impulso

É importante que você seja o mais racional possível, verifique todos os prós e contras do negócio, e tome sua decisão com muita cautela.

 

10. Entenda seu papel como franqueado

Lembre-se que como franqueado você deverá seguir regras definidas pela franqueadora, atuando conforme estipulado no contrato. Se você não se vê seguindo essas normas, você não se sairá bem como franqueado.

 

VEJA AS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?