Notícias / Especial / 5 dicas para investir em uma franquia de sucesso

5 dicas para investir em uma franquia de sucesso

Compartilhe:   

O país tem enfrentando tempos difíceis na economia, além de uma fase de incertezas na política. Diante deste cenário, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou a maior taxa de desemprego desde 2012, chegando ao patamar de 10,2%, que equivale a 10,4 milhões de brasileiros sem ocupação no mercado de trabalho, um aumento de 40% se comparado ao ano passado. Para fugir desta realidade, a alternativa pensada por muitos é apostar em um negócio próprio, e as franquias, por ser uma opção mais segura, estão ganhando o gosto daqueles que tem interesse em mudar de vida. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor gerou uma receita de R$ 139,593 bilhões em 2015, resultando um incremento de 8,3%.

Para quem deseja empreender, mas tem dúvidas sobre o mercado de franchising, Everton Didone, diretor de expansão do Brasileirinho Delivery, rede de restaurantes de comida típica brasileira em box, esclarece o assunto e compartilha cinco dicas para auxiliar na decisão. Confira a seguir:
 

1. Pesquisar o mercado
Existem vários segmentos a serem explorados e o ideal é que o investidor procure por setores onde tenha afinidades e estude suas particularidades. “É muito importante pesquisar sobre o mercado que irá atuar. Como está seu desempenho, quais são as possíveis dificuldades enfrentadas, quais são as melhores estratégias para obter lucro, enfim, são apenas alguns exemplos que fazem diferença na hora de decidir o ramo certo para investir”, afirma.

 

2. Estudar a rede
Este é o segundo passo, após saber o segmento de atuação. Conhecer a franqueadora e sua história é tão importante quanto se identificar com o setor que irá atuar, porque evita possíveis dores de cabeça. “Conversar com os franqueados da marca, também ajuda bastante, além disso, é necessário se atentar na leitura do contrato de franquia para que ambas as partes estejam em comum acordo para tocar o negócio”, acrescenta. ​

 

3. Se apegar aos bons

Qualquer operação tem pontos a melhorar e o franqueado que está entrando na rede deve se apegar aos bons franqueados. “Ouvir as opiniões dos mais antigos, trocar experiências e estabelecer um networking saudável são as atitudes certas para alcançar o sucesso desejado”.

 

4. Trabalhar muito
O empreendedor deve mergulhar de cabeça no empreendimento, vestir a camisa da marca, colocar todo seu empenho no negócio e trabalhar muito para que a operação caminhe do jeito esperado. “O ponto forte no franchising é a parceria da franqueadora e do franqueado. Os dois lados precisam estar em plena sintonia e trabalharem juntos, só assim conseguirão chegar no mesmo objetivo”, diz.
 

5. Nunca parar
Mesmo que a loja esteja prosperando e apresentando uma lucratividade satisfatória, não pare de tentar crescer, buscar novos parceiros, ampliar seu mercado de atuação e de querer mais. “O comodismo é um dos responsáveis pelos negócios mal sucedidos. Continuar se especializando, contribuir com ideias e ter ambição é fundamental para prosperar nos negócios”.

 

VEJA ALGUMAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?