Notícias / Especial / 5 passos para aplicar inteligência ao negócio de franquias

5 passos para aplicar inteligência ao negócio de franquias

Compartilhe:   

Em um cenário econômico adverso, o modelo de franquias é uma aposta relativamente segura para empreendedores. Em período de recessão, o setor ainda apresenta crescimento sólido. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) informou que o setor registrou crescimento de 8,3% no faturamento em 2015 em relação ao ano anterior. No ano passado foram movimentados R$ 139,593 bilhões. E para 2016, a entidade espera crescimento de 6% a 8% nesse montante.

A credibilidade da marca, o apoio estratégico do franqueador e o planejamento bem definido da operação são algumas das vantagens que passam confiança aos empresários. Com o mercado em crescimento, as franquias podem apostar em inteligência para se destacar dos concorrentes, avalia Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence, empresa que oferece inteligência para o varejo. Para isso, o executivo listou cinco fatores:

Identifique regionalismos: uma rede de franquias precisa considerar os aspectos regionais e culturais do local em que possui uma loja. Além de estudos de mercado, uma alternativa é monitorar os passos dos clientes no estabelecimento, descobrindo tendências e interesses dos consumidores.

Comunicação transparente: a relação entre franqueado e franqueador deve ser a mais clara e eficiente possível. Portanto, os relatórios trocados entre eles precisam ser condizentes com o negócio e a realidade de cada uma das partes. Com informações relevantes e um entendimento rápido, a tomada de decisões é agilizada.

Promova talentos: uma rede de sucesso sabe que precisa identificar os melhores talentos em suas franquias para promovê-los e montar uma equipe comercial forte. Essa tática também é possível com soluções de monitoramento, permitindo que o empreendedor consiga identificar além do nível de performance, os pontos fortes e fracos dos profissionais.

Planejamento de marketing: é preciso checar a eficiência das campanhas promocionais e ações de marketing desenvolvidas em toda a rede de franquias. Neste ponto, é ideal descobrir o impacto nos clientes, garantindo insights para campanhas futuras.

Estratégia comercial: por fim, os empresários podem identificar o desempenho de cada um dos franqueados por meio da taxa de conversão e do ticket médio das lojas. Com estes números, a marca visualiza os segredos dos franqueados bem sucedidos e planeja uma expansão comercial.

CONFIRA ALGUMAS OPORTUNIDADES: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?