Notícias / Especial / A importância da Arquitetura para o sucesso de um negócio franqueado

A importância da Arquitetura para o sucesso de um negócio franqueado

Compartilhe:   

Uma empresa franqueada é um negócio que depende inteiramente dos padrões estabelecidos pela marca, sejam eles no quesito operacional ou com relação às estratégias de Marketing.

Lojas que se instalam e se espalham em diferentes lugares necessitam de uma comunicação visual expressiva, que esteja em perfeita sintonia com as características da rede. A Arquitetura é parte essencial dessa relação, uma vez que ela concretiza os valores de toda a companhia, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão no universo conceitual.

Porém, para que isso seja possível, elementos como o design, o mobiliário, os materiais, a fachada, a disposição dos espaços e toda a ambientação do estabelecimento devem ser de fácil reconhecimento por parte do consumidor, que tem de enxergar à sua frente uma identidade coerente e sólida.

Sem uma Arquitetura devidamente planejada para atender às necessidades e exigências do sistema de franchising torna-se impossível a evolução sustentável da unidade.

Como manter o padrão da rede

Todo e qualquer ponto de venda franqueado deve ser projetado a partir das orientações estabelecidas no Manual de Identidade Visual, um documento detalhado, desenvolvido a partir de pesquisas profundas sobre o negócio, os processos de trabalho e o posicionamento estratégico.

Trata-se de um documento técnico complexo, com o estudo sobre as melhores aplicações para a manutenção do padrão e identidade da marca. Sua existência deve facilitar a construção das lojas por meio de diretrizes claras, funcionais e criativas, que assegurem, inclusive, a economia do projeto.

Vale destacar que o manual não se limita à dimensão estética da Arquitetura de Franquias. Ele engloba também o aspecto estratégico, intimamente ligado aos esforços de Marketing e crescimento.

Projetos para unidades franqueadas

Veja a seguir 4 projetos da Dabus Arquitetura para negócios franqueados:

1. Le Pain Quotidien
Projeto para a unidade da rede belga de padarias, desenvolvido em parceria com a arquiteta da marca, Tracy Macintosh.

2. Vó Quero Bolo
Desenvolvimento do Manual de Identidade Visual para rede franqueadora de bolos caseiros.

3. Weleda
Projeto desenvolvido para unidade da rede de farmácias Weleda.

4. Casa Suíça
Projeto realizado para unidade da franquia Casa Suíça, em Itaim, São Paulo.

Confira algumas oportunidades: FRANQUIAS POR FAIXA DE INVESTIMENTO

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?