Notícias / Especial / Franquia que não exige experiência é solução para alguns empreendedores

Franquia que não exige experiência é solução para alguns empreendedores

Compartilhe:   

Ao abrir o próprio negócio é necessário pensar em diversos fatores que podem determinar o sucesso do investimento. Dentre eles, a expertise com o tema está entre as que mais assombram aqueles que pretendem arriscar em novas áreas. Visando a fatia de mercado em que estão os indecisos e os que buscam novos desafios, existem franquias que não exigem experiência, pois já entregam os produtos semi-prontos e sistemas organizados, fazendo com que o franqueado precise se preocupar somente com a gestão. Dentre as opções com este perfil está a rede Vinho & Ponto. Segundo o diretor, Erni Luís da Silveira, uma das principais dúvidas é justamente se é necessário ser um grande conhecedor da bebida e dos detalhes que envolvem o universo da enologia. “Claro que é bom saber o mínimo sobre o assunto para que esta nova empreitada seja prazerosa, mas não precisa ser um sommelier”, comenta. Na rede, os franqueados atuam como um distribuidor das mais de 400 opções de rótulos exclusivos provenientes de 14 países diferentes, com valores que variam de R$ 30 a mais de R$ 500. “É um modelo inédito neste segmento por se tratar de lojas com baixo investimento e baixo custo de manutenção. Isso proporciona um rápido retorno ao franqueado e uma rápida expansão da marca”, explica.

Entre as que mais impactam por não exigir um profissional da área, está a Pão To Go. Quando foi lançada, em 2013, a primeira padaria drive-thru do Brasil causou frisson pelo conceito inovador e por não exigir o conhecimento prévio sobre panificação. Segundo Tom Ricetti, idealizador e diretor da marca, a fácil administração do negócio, que possui modus operandi de padaria e não exige experiência no ramo, é um dos ingredientes que estimularam os novos empreendedores a apostarem na rede em todo o Brasil – já são mais de 150 contratos. “Nosso negócio é oferecer facilidade, então agimos dessa maneira com o franqueado também. Nossos produtos são entregues semi-prontos nas unidades, contamos com sistemas simples e fornecedores de peso”, enaltece. Com mais de 100 produtos à disposição do cliente, o conceito é proporcionar os itens básicos sem a necessidade do consumidor entrar em uma loja.

Exemplos dentro das redes

O cardápio com mais de 200 possibilidades de combinações dos restaurantes ObentôMania, especializados em bentôs – refeição individual servida em bandeja específica, com repartições, uma espécie de marmita japonesa – foi idealizado por um dos diretores da rede, Wilson Kano, que é advogado. “Sempre vi a culinária como uma paixão, um hobby, e tinha intenção de abrir um negócio na área”, explica. Segundo ele, desde a abertura da primeira unidade, em 2013, a ideia já era expandir a rede por meio de franquias. No ano seguinte, quando a marca iniciou no franchising, a primeira dúvida dos diretores estava em como manter a qualidade de tantas variações do menu. Para isso, eles optaram por disponibilizar os ingredientes pré-preparados em uma cozinha central. Logo, os futuros franqueados não precisam ser especialistas em culinária oriental. “Essa foi a melhor alternativa que encontramos para tornar o negócio simples, ágil e com os sabores fieis às nossas primeiras unidades”, conta Kano. Atualmente, a ObentôMania conta com quatro lojas na capital paulista: duas próprias (Saúde e Cursino) e duas franquias (Vila Mariana e Moema).

Outro exemplo está dentro da Homelete, rede especializada em omeletes recheadas. Criada pelo chef Rogério de Carvalho e o empresário Anderson Romero, as opções de recheios são congeladas e os ovos são pasteurizados (processo que elimina a salmonella e outras bactérias). “Nosso prato é único e disponibilizamos um treinamento para que franqueado e funcionários aprendam a utilizar a omeleteira na chapa, que é igual a de qualquer outro restaurante. Eu sou a prova de que não precisa ter nenhuma habilidade. Mesmo sendo analista de sistemas, sou um ótimo 'omeleteiro', porque o processo é muito simples”, brinca Romero. Após um ano e meio em atividade, quatro lojas abertas em São Paulo (Vila Olímpia, Centro, Itaim Bibi e Shopping Cidade Jardim) e uma ótima aceitação do público, a rede anunciou sua entrada no sistema de franchising em março de 2015.

Confira algumas oportunidades: Franquias por Faixa de Investimento

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?