Notícias / Escolas de idiomas / Crescimento do número de escolas bilíngues não impacta negativamente franquias de ensino de idiomas

Crescimento do número de escolas bilíngues não impacta negativamente franquias de ensino de idiomas

Conheça a opinião da franqueadora Leiza Oliveira, CEO da tradicional Minds, sobre a tendência e como ela é recebida no mercado

Compartilhe:   

Ser fluente em inglês é cada vez mais essencial em uma realidade globalizada como a que vivemos. Sabe-se também que tanto mais cedo começar o aprendizado de uma segunda língua, mais fácil é assimilação. Assim, franquias de escola de idiomas e, agora, escolas bilíngues têm em seus programas aulas de inglês e outros idiomas e contemplam estudantes desde a primeira infância.

Sem dados oficiais sobre o número de instituições de ensino nessa categoria, a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI) estima que existem hoje, no Brasil, aproximadamente 200 estabelecimentos deste tipo e a tendência é de que mais instituições inaugurem unidades no país dado o aumento da procura por parte dos pais. Em sua maioria, as escolas bilíngues têm programas de educação em período integral, onde os alunos estudam em turno o currículo normal na língua materna e em outro em língua estrangeira, não só estudando a língua em si, mas também cumprindo aulas e disciplinas no idioma.

Mas e as escolas tradicionais de inglês tem que se preocupar com esse crescimento das escolas bilíngues? Essa pode ser uma pergunta importante, uma vez que as novas instituições têm a vantagem de oferecer tudo (ensino regular e idiomas) em um mesmo lugar. Porém, para Leiza Oliveira, CEO da Minds, o crescimento das escolas bilíngues não deve ser visto como um problema, uma vez que o nicho de escolas de idiomas dentro das franquias tem mostrado bons números ano a ano.

"Quanto às escolas bilíngues e escolas que estão vindo de fora, já é algo que vem acontecendo em várias partes do mundo e agora, está se fortalecendo no nosso país. O meu negócio não é impactado por isso porque os pais e\ou irresponsáveis têm a ciência que a criança precisa conviver com outras pessoas diferentes do ambiente escolar regular. O que forma o ser humano são as suas vivências. Logo, por mais que a escola regular do meu aluno(a) da Minds tenha inglês e ele faça também na escola regular, isso não impacta o meu serviço, as minhas aulas. Isso ocorre porque na Minds, os pais sabem que o aluno vão ter contato com outras crianças, pessoas diferentes, além de games de tabuleiro, quadrinhos e filmes que se preocupam por exemplo com a representatividade. Usamos da psicologia no aprendizado e "abrimos" a mente dos pequenos e jovens para o mundo.", explica Oliveira.

Bom momento e novidades

Comprovando o bom momento para as escolas de inglês no país, hoje a Minds conta com 71 unidades e os planos de expansão preveem 10 unidades em 2018 principalmente nos Estados de Minas Gerais e Estado do Rio de Janeiro. A rede possui os modelos Tradicional e o Enxuto e o investimento inicial varia entre R$200 a R$350mil.

"O grupo Minds tem a Minds Travel, empresa especializada em Intercâmbio, em que o nosso franqueado pode oferecer ao aluno(a) dois serviços: o aprendizado dentro da escola da Minds e a oportunidade de experienciar este aprendizado  no intercâmbio ao final do curso de 18 meses. Nenhuma franquia de idiomas oferece 2 serviços como esses", conta Leiza Oliveira, CEO do Grupo Minds.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Minds Idiomas

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?