Notícias / Entretenimento e Brinquedos / VIVA Eventos quer ser líder de mercado

VIVA Eventos quer ser líder de mercado

Compartilhe:   

A VIVA Eventos - especializada em festas de formatura - é a primeira do setor a buscar o crescimento por meio de franquias. Já são 12 unidades que atendem 60 cidades localizadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O plano de expansão é agressivo, a expectativa é abrir 150 unidades nos próximos cinco anos. Mas a meta está contextualizada no crescimento continuo de alunos que estão ingressando nas universidades.

Com base nos dados do MEC e Inep, em 2002, 467 mil estudantes eram estudantes universitários, em 2012 o montante saltou para pouco mais de um milhão. Segundo os executivos, a perspectiva é de crescimento, o que é um sinal positivo para a VIVA Eventos, que tem como objetivo se tornar líder de mercado. “Tivemos que pensar em todos os detalhes do zero já que não existe outra empresa para fazermos benchmarking para estruturar o negócio por meio do franchising. Conseguimos chegar ao modelo que queríamos e com a certificação do Sebrae de que a operação segue todos os requisitos de franqueabilidade”, comenta, Vitor Pedrosa, diretor de expansão e franquias com orgulho do projeto que desenvolveu em conjunto com os outros quatro sócios.

O interior de São Paulo e, claro, a capital são as regiões consideradas alvo para fincar uma bandeira da VIVA Eventos por meio de franquias. Contudo, os executivos já têm um mapeamento detalhado de quantas unidades pretendem inaugurar e em quais regiões. Inclusive, uma das características que mais define o grupo é planejamento.

Os empreendedores Marcelo Gonçalves (30), Mylliano Salomão (33), Renato Filgueiras (31), Vitor Pedrosa (31), Fernando Sotrate (31), se conheceram na época da faculdade e começaram a fazer festa de brincadeira, para integrar as turmas e se divertir. Entretanto, se não tivessem uma visão de negócio, poderiam ter deixado passar uma oportunidade lucrativa. Os passos subsequentes seguiram estratégias contidas em um plano que correspondia ao período de dois anos. O que eles não esperavam é que ao final desse prazo superariam todas as metas. Motivo para muita comemoração e razão para redobrar a dedicação e conquistar outros estados.

“A VIVA Eventos conseguiu alcançar esses resultados, porque sempre tivemos como foco emocionar as pessoas fazendo com que o evento ficasse para sempre na memória como uma grande realização”, explica Renato Filgueiras, diretor de expansão e franquias.

Os diferenciais que levam a credibilidade

A VIVA Eventos criou um programa online onde a comissão de formatura consegue acompanhar todos os pagamentos e eventos agendados para arrecadar a verba que será usada na festa de formatura. Significa que há autonomia para o gerenciamento dos recursos. Inclusive, o dinheiro é controlado em conjunto com a comissão do evento, o que traz total transparência na relação com o cliente. Para os sócios, esse diferencial faz com que a empresa tenha ainda mais credibilidade no mercado.

Os alunos que estão à frente da organização recebem cursos de gestão e liderança para que consigam conduzir as responsabilidades da melhor maneira, além de aprender com a iniciativa. “Consideramos que esse é um momento que se aprende muito e resolvemos potencializar essas trocas por meio de cursos rápidos e práticos, introduzindo eles no mercado de trabalho como se fossem trainees”, reforça Pedrosa.

O segredo do sucesso pode até parecer óbvio, mas nunca havia sido pensada por outras empresas do ramo. O acompanhamento acontece desde os primeiros anos do curso através de uma consultoria especializada, que, além de orientar permite aos executivos conhecer o DNA da turma e surpreendê-los na festa, já que conseguem perceber as inspirações, os desejos dos formandos e, assim, concretizá-los.

“Os depoimentos dos formandos são o atestado de que nós conseguimos superarar as expectativas. Não medimos esforços para tornar o evento o dia mais importante da vida desses jovens, para que eles se recordem para sempre com muita emoção”, conclui Filgueiras.

Outras oportunidades: Franquias de Entretenimento

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?