Diferentes perfis empreendedores podem ter sucesso em uma mesma franquia? Três franqueadas SUPERA respondem

Diferentes perfis empreendedores podem ter sucesso em uma mesma franquia? Três franqueadas SUPERA respondem

Quando o assunto é empreendedorismo, as falhas e aprendizados de outros empreendedores dão pistas valiosas para quem quer ter sucesso em uma franquia de alto padrão, como as mais de 350 unidades do Método SUPERA em todo o Brasil.

Com a ajuda de especialistas e empresários franqueados da rede SUPERA – Ginástica para o cérebro, ouvimos as jornadas empreendedoras de três franqueados do SUPERA.

Com perfis, experiências e realidades diferentes, as três empreendedoras ouvidas pela reportagem listaram pontos que foram decisivos em sua performance enquanto empresárias. Começamos pela exbancária Gina Daniele Ferreira Carneiro Araújo, 40 anos, administradora com especialização em Marketing, franqueada SUPERA em São Luís (MA), confira:

 “Comprei a franquia SUPERA em julho de 2014. Sempre enxerguei as vendas como algo muito positivo porque sou filha de vendedores. Fui então trabalhar no shopping, fiz cursos profissionalizantes enquanto eu não podia fazer faculdade, e depois tive oportunidade em uma escola, o que foi um grande presente (porque meu sonho que era fazer pedagogia e trabalhar com crianças especiais). Na sequência eu tive uma oportunidade de trabalhar em um banco. Em todas as coisas da minha vida eu sempre busquei a solução para o problema, nunca esperei ninguém me dizer o que eu tinha que fazer. Meu principal desafio na minha jornada empreendedora foi encontrar o local certo e a equipe certa e eu percebi que tinha feito a escolha certa quando pude contar 100% com o a minha equipe durante a pandemia! O maior desafio que enfrentei foram duas chuvas muito fortes, em uma ocasião o telhado não aguentou e molhou toda a unidade, perdemos tudo. O empreendedor tem que estar preparado para isso, mas a inteligência emocional, que antes eu chamava de garra e determinação, fé, esperança, nós precisamos ter, e graças a Deus eu tive como líder e minha equipe também. Quando chegou a pandemia, tivemos uma resposta muito rápida e minha postura nunca foi de vitimismo, mas sempre de soluções, isso foi fundamental. Percebo que o SUPERA neste período se fortaleceu muito porque fomos um ponto de apoio e segurança para muitos alunos, nunca houve dúvida na minha mente de que não deixaríamos de atender os nossos alunos e foi exatamente o que aconteceu”.

Sheila Voos Olympio de Oliveira - 48 anos formada em pedagogia, Coach com especialização em desenvolvimento comportamental. Atuou como produtora de eventos corporativos, shows musicais e editora. Franqueada SUPERA – Brasília (DF) unidade Jardim Botânico.

“Eu sentia que faltava algo na minha carreira e sempre fui apaixonada pelo desenvolvimento humano. Foi então que eu e o meu marido, André Olympio, fomos em busca do nosso propósito de vida, juntos: atuar na área da educação e transformar vidas. Quando descobrimos o Método SUPERA, percebemos que era possível. Assinamos o contrato em junho de 2018. Vencer a COVID-19, creio que tenha sido o maior desafio de todos. Foi um momento de solidariedade, compaixão, resiliência e acima de tudo, muita garra para vencer a cada dia. O que mais me surpreende nesta jornada é crescer, como pessoal e profissional, mas acima de tudo, estar presente em cada vida que está sob nossa responsabilidade na unidade SUPERA Jardim Botânico, com o nosso time e nossos amados alunos. A minha postura enquanto empreendedora me permitiu olhar para trás e sentir orgulho por tudo que passamos. A reorganização de agenda, maximização de estudo no desenvolvimento pessoal, acreditar, ser resiliente, e muita fé foram pontos importantes. A minha formação inicial foi muito importante como base. Nos últimos meses me aproximei de pessoas influentes e empreendedoras, aderi a novos hábitos, até mesmo adotando maior cuidado pessoal com alimentação e exercícios para responder melhor a tudo que me era proposto. Não tem como passar por um momento de crise, agindo da mesma forma. Levamos a seguinte frase para a vida: Seja a mudança que você quer ver no mundo e estamos vencendo”

Simone Máris Dias Costa Vilaça – 43 anos – Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicologia. Foi coordenadora pedagógica por 09 anos no Sistema Público de ensino. 

“Eu tinha o sonho de empreender e em 2014 e então abri uma clínica de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Assumi a unidade de Sete Lagoas em dezembro de 2018 e reinaugurei em abril de 2019. Meu maior desafio foi encontrar colaboradores engajados e com a mesma vibração minha e a pandemia foi a maior surpresa que vivemos até agora. Para empreender é preciso ter propósito, assumir riscos e saber lidar com os desafios, pois eles fazem parte da vida de um empreendedor! Diante dos desafios, não me acomodei, mantive meu equilíbrio emocional para criar estratégias, busquei ajuda especializada, fortaleci a minha equipe e juntos transformamos os desafios em oportunidade para crescer. A minha formação profissional ajudou, mas não foi decisiva para mim performar. O que mais pesou foi a minha postura pessoal. Ter visão, atitude, ação e propósito são imprescindíveis para vencer qualquer desafio”

“A força de vontade e dedicação superam qualquer graduação. É muito importante o conhecimento / teoria, mas a vontade de fazer acontecer é que irá ditar o crescimento do negócio”

Características do empresário que performa:

Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, Diretor do NX Franquias - Núcleo de Expansão de Franquias, especialista em franchising, acredita que são vários os fatores que fazem um empreendimento dar certo no seu ramo de atuação, com atenção para as exigências básicas do negócio.

 

“Eu acredito que não existe algo mirabolante a ser feito, apenas o básico, muito bem-feito. Isto já irá gerar sucesso do negócio no mercado que o empreendedor apostou. A força de vontade e dedicação do empreendedor superam qualquer graduação”, avaliou.

 

Opinião semelhante de Priscila Guskuma, especialista em Franchising, outra característica decisiva para a performance do empreendimento é a ânsia do empresário por resultados do negócio.

 

 


 
“O empreendedor precisa ser inconformado com os resultados da empresa, sempre buscando o próximo nível. Aqueles que se acomodam e aceitam a realidade como é ficam cada vez mais para traz. Porque o resultado não vem do que sabemos e sim do que fazemos. Muitas pessoas com alto nível de graduação não tem disposição ou coragem para empreender, aliás, muitas vezes, quanto maior a graduação maior será o medo do empreendedor de arriscar, e o risco é sempre inerente ao empreendedorismo”, lembrou.

Dicas para não errar

De volta ao início do artigo, quem já errou, está aí para atestar: não vá por este caminho.

Com a ajuda dos especialistas o site Franquia Educacional elencou algumas das principais dicas para os futuros empreendedores, confira:

 

  1. Conhecimento é poder – duas métricas diferentes: embora nem sempre bons empreendedores tenham graduação elevada, o conhecimento do negócio é fundamental para entender quais habilidades e recursos são necessários para o alcance de resultados. Quanto mais tempo investido em conhecimentos menores são as chances de erros e muito tempo se ganha na tentativa.

 

  1. Resiliência, uma palavra-chave - Erre rápido para acertar rápido!! Não espere o momento perfeito para entrar em ação, aquele que faz gera e constrói resultados ou espera e fica paralisado, sempre esperando o ambiente melhorar, mas nunca executa e retarda seus resultados.

 

  1. De olho no financeiro - Evite misturar o setor financeiro da empresa com a vida pessoal, achar que todo dinheiro da empresa pode ser gasto por ele.

 

  1. Empreender é superar desafios – Empreender é resolver e enfrentar desafios diariamente, e quanto mais se cresce, maiores serão os desafios. Enquanto houver negócio, vai haver desafios.

 

  1. Sua imagem é a imagem da sua empresa – A visão que o público tem do empresário, no caso dos empreendedores, é quase sempre uma extensão da visão da empresa. Preze por sua imagem pública.

 

Encontre a melhor franquia para você

-->