Notícias / Educação e Treinamento / O papel do franqueador e do franqueado

O papel do franqueador e do franqueado

Quando você opta por investir em uma rede de franquias, sabe que uma das grandes vantagens em ser franqueado é poder contar com o suporte do franqueador.

Compartilhe:   

Você sabe como funciona uma franquia e quais são as diferenças entre os papéis executados por ambos?

Basicamente, a regra é: o franqueador fornece todo o know how e o franqueado executa as ações em sua unidade. Todos os detalhes dessa relação são estabelecidas por um contrato firmado entre as partes.

Seleção do ponto comercial

Este é um dos primeiros pontos a serem considerados para gerar bons resultados para uma franquia. A localização da unidade vai depender de diversos fatores, desde o modelo de negócio até o público alvo.
O franqueador não busca o ponto comercial para o franqueado, mas fornece todas as informações sobre as características que o ponto deve ter para obter sucesso e dá suporte durante todo o processo de compra ou aluguel do imóvel.

Arquitetura

O SUPERA franqueador conta com uma arquiteta especializada, que monta um projeto padrão para todas as unidades da rede.
Funciona da seguinte forma: o dono da unidade envia para o franqueador as fotos e medidas do imóvel e a arquiteta responsável produz projetos personalizados para cada um. “Neste caso, o franqueado fica responsável por acompanhar a execução e nós oferecemos apoio durante o período caso ele tenha dúvidas sobre como proceder”, conta Vanessa Galvão, responsável pelo Departamento pré-inaugural do franqueador da marca.

Publicidade e Marketing

Quando você compra uma franquia, já tem suporte para a divulgação da marca. Este trabalho é feito mediante uma taxa paga pelo franqueado (que normalmente já está inclusa no valor total de investimento) e vai direto para o fundo de propaganda.
O capital é investido em campanhas pagas nos veículos de mídia (matérias de mídia espontânea conquistadas por meio de assessoria de imprensa não contam), anúncios e banners para fortalecer e ampliar a visibilidade da marca, beneficiando todas as unidades da rede.
A criação das peças para campanhas nacionais é responsabilidade do franqueador. O franqueado precisa realizar a veiculação local.
Em relação à assessoria de imprensa, o franqueador presta suporte constante no sentido de produzir releases para veicular informações à imprensa, como inaugurações de unidades.
Sempre que uma unidade SUPERA vai inaugurar, o franqueador realiza o serviço de entrar em contato com os jornalistas locais a fim de conquistar espaço gratuito em mídias de TV, rádio, impressos e web, para divulgar a marca localmente e torná-la reconhecida pelo público.

Contratações

As contratações da equipe são de responsabilidade do franqueado, porém, novamente, este conta com ajuda do franqueador, que fornece um roteiro para auxiliar no passo-a-passo desta tarefa.
Na Franquia SUPERA, são disponibilizadas artes para postagem em redes sociais, testes de seleção para serem aplicados e a entrevista final fica por conta do franqueador, que pode aprovar ou não o candidato a novo colaborador.

Vendas

O franqueador fornece todo o suporte em termos de treinamentos, apostilas e manuais para que os vendedores ou consultores comerciais da sua franquia consigam comercializar o produto ou serviço com excelência e atender bem os clientes.
“Além de termos a Universidade Corporativa SUPERA, que conta com reuniões semanais, os gestores comerciais estão de prontidão todos os dias para atendimento dos consultores nas unidades. Eles tiram dúvidas e até ajudam a realizar o fechamento de uma venda”, comenta Victor Rocha, Diretor Comercial da Franquia SUPERA.

Sobre a franquia Supera - Ginástica para o cérebro

Agora que você já entendeu as responsabilidades do franqueador e franqueado, descubra como funciona uma franquia de ginástica para o cérebro. O SUPERA hoje é a maior rede de escolas do segmento no Brasil e conta com mais de 400 unidades espalhadas por todos os estados do país e não para de crescer.
Os franqueados da marca aprovam o modelo de negócio e prova disso é a última chancela recebida pela marca: o 8º Selo de Excelência, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O SUPERA figura ainda entre as Melhores Franquias do Brasil, eleitas pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, está entre as Top 25 do Franchising, pelo Grupo Bittencourt e foi a primeira empresa brasileira a receber o Selo Empresa Amiga do Idoso, pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

 

Saiba mais sobre: Franquia Supera
Confira mais opções de franquias em: Franquias de Educação e Treinamento

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?