Notícias / Educação e Treinamento / Vai empreender? Confira seis dicas para ter um negócio de sucesso

Vai empreender? Confira seis dicas para ter um negócio de sucesso

2019 só está começando e o sonho de ter o próprio negócio pode se tornar realidade, mas... como?

Compartilhe:   

Ser o próprio patrão é o desejo de muitos brasileiros. Segundo o balanço preliminar parcial do desempenho do franchising, divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias em operação no país cresceu 5% em 2018, o que deve impulsionar o aumento na receita do setor de 7%.

Além do investimento em um negócio já estruturado no mercado, as franquias oferecem mais facilidade na gestão e modelos de investimento atraentes para todos os perfis financeiros, em ramos que vão desde a alimentação até a educação profissionalizante, como é o caso da Sigbol Fashion, primeira e única rede de escolas de moda e corte e costura, que além de formar profissionais capacitados, também oferece três modelos de franquia para quem deseja investir.

No mercado desde os anos 70, a escola já formou mais de 100 mil alunos e disponibilizou cerca de 140 postos de trabalho formais nessas décadas de atuação. O diretor da rede, Aluizio de Freitas, que há mais de 20 anos é empreendedor, afirma que é possível ter sucesso nos negócios, mas isso requer alguns cuidados e planejamento constante. “As pessoas vão buscar um investimento mais seguro, que é o setor de franchising e uma marca de renome no mercado, que já tenha uma história para contar”, comenta.

2019 só está começando e o sonho de ter o próprio negócio pode se tornar realidade, mas... como?! O empreendedor Aluizio de Freitas te dá algumas dicas:

1 – Invista em um setor que tenha afinidade

Mais do que gostar, é preciso “amar” a área de atuação e negócio em que pretende investir, e no setor educacional isso não é diferente. Com diferentes vertentes, que vão desde idiomas até técnicos profissionalizantes, é importante identificar o segmento que tenha mais sinergia com seu perfil empreendedor.

2 – Conheça franqueados da marca

Prática comum na busca por um negócio para investimento, esse processo é importante para conhecer profundamente a marca. “Falando com quem acompanha de perto e profundamente o dia a dia do negócio, você se sentirá mais seguro na hora de investir seu capital, tempo e dedicação”, afirma Freitas.

3 – Invista em profissionais qualificados

No segmento de educação, assim como em muitas outras áreas, é fundamental contar com uma equipe capacitada e qualificada para atender cada vez mais e melhor as necessidades do público. Além disso, promover treinamentos e incentivar a participação em eventos de capacitação também é papel do empreendedor, que deve buscar formas de entender com profundidade seu nicho de atuação.

4 – Fique atento aos movimentos do setor

O empreendedor precisa estar sempre atualizado com novas tecnologias, hábitos e comportamentos de seus clientes, ou seja, é fundamental que ele esteja um passo à frente do que é esperado do seu negócio, para garantir a perenidade e sucesso do que está sendo oferecido ao mercado, que fica mais exigente a cada dia.

5 – Conheça o mercado

Um empreendedor precisa conhecer seu segmento e sua concorrência. É fundamental também investir em networking e ficar por dentro de tudo o que está acontecendo de novo.

 6 – O empreendedor deve ser o primeiro a chegar e o último a sair

O empresário deve fugir de duas crenças: que terá mais tempo livre e ganhará mais dinheiro rapidamente. Nunca pense num empreendimento apenas como fonte de riqueza, o negócio deve ser o seu propósito de vida e as recompensas financeiras apenas uma consequência disso, conduza a operação de perto, seja você o melhor funcionário.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Sigbol

Clique aqui e confira mais opções de cursos de Educação e Treinamento

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?