Notícias / Educação e Treinamento / Novidade: rede de franquias IGA leva cursos de gastronomia para as principais cidades do Brasil

Novidade: rede de franquias IGA leva cursos de gastronomia para as principais cidades do Brasil

Instituto Gastronômico das Américas, rede internacional de escolas de gastronomia, estima fechar 20 novos contratos no Brasil até o final de 2018

Compartilhe:   

Novidade: rede de franquias IGA leva cursos de gastronomia para as principais cidades do Brasil. Instituto Gastronômico das Américas, rede internacional de escolas de gastronomia, estima fechar 20 novos contratos no Brasil até o final de 2018


O IGA, Instituto Gastronômico das Américas, é uma rede internacional de escolas de gastronomia com atuação em 7 países. A marca cresce de forma sustentável no Brasil e planeja até o final do ano que vem estar com 20 novos contratos assinados para levar treinamento e capacitação na área de gastronomia e culinária para ainda mais cidades brasileiras. 

A marca, criada na Argentina, está no Brasil desde 2008 e atualmente possui cerca de39 unidades no Brasil. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e EUA totalizando 100 franquias. Em 2016, registrou receita mundial superior a 57 milhões de reais e têm previsão de crescer 20% até o final deste ano.

A empresa iniciou sua operação no Brasil em cinco cidades e permaneceu com este plano nos primeiros cinco primeiros anos. As unidades dessa etapa estão localizadas em Campinas/SP – onde fica a sede, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR e Goiânia/GO. O plano inicial de expansão deve a uma característica de expandir com a cautela para garantir a sustentabilidade do negócio e evitar que as unidades sejam fechadas.

Depois disso, passaram a expandir por todo o Brasil e agora essa expansão está cada vez mais forte. Neste segundo semestre, a IGA fechou contrato para novas unidades em Americana/SP, Recife/PE, Manaus/AM, Fortaleza/CE e Juiz de Fora/MG. E agora, inaugurou essa semana em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Com elas, são 39 unidades ao todo.

Modelo de negócios

As escolas IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos. O grande diferencial que vem atraindo cada vez mais número de alunos é a metodologia no ensino. “Nós ensinamos princípios por meio da experimentação e enfatizamos o momento prático para formar pessoas habilitadas e que consigam, inclusive, ter sucesso em alcançar seus objetivos na área. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chef de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades da área", explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca.

A marca estima que a lucratividade da franquia que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?