Notícias / Educação e Treinamento / Grupo Gracom é primeira Escola de Efeitos Visuais a adotar modelo de franquias

Grupo Gracom é primeira Escola de Efeitos Visuais a adotar modelo de franquias

Compartilhe:   

Com atuação no Nordeste desde 2008, a escola de efeitos visuais GRACOM vem expandindo seu mercado por todo o Brasil. Pioneira no país como rede de franquias a atuar nesse segmento, os cursos formam profissionais capacitados a atenderem às necessidades de áreas que estão em crescimento, como Games e 3D.

A ideia de montar a empresa surgiu após o empreendedor Diego Monteiro analisar que os cursos básicos de informática no país necessitavam de um avanço tecnológico. Com isso, ele se juntou à mulher, Indira Macena, e ao amigo Darvison Valença para abrir a primeira unidade em Feira de Santana, na Bahia.

No início, a então Gracom Computação Gráfica atuava com apenas quatro colaboradores e oferecia somente um curso. Mais para frente, criou novas especializações e acabou ganhando amplitude internacional, tornando-se a Gracom School of Visual Effects. Após dois anos, eles abriram a segunda unidade em Fortaleza e, em pouco tempo, conquistaram espaço em Natal e Manaus. Já em 2013, a empresa deu um grande passo ao abrir a loja piloto, em Fortaleza, com o intuito de multiplicar por meio do sistema franchising.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado de games no mundo, tendo entre cada 100 pessoas, 23 jogadores, de acordo com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores dos Jogos Digitais.  No ano de 2012, o país foi o que mais cresceu em vendas de jogos eletrônicos, movimentando R$ 1,6 bilhões, o que representa um crescimento de 60% em relação ao ano anterior. Com isso, a estimativa é que o mercado cresça nessa área 13,5% nos próximos cinco anos.

Tendo em vista as boas condições do mercado nacional, os alunos da GRACOM contam com uma estrutura diferenciada e com professores de alto nível. A escola é uma AATC (Adobe Authorized Training Center), empresa certificada pela Adobe a ministrar treinamentos e emitir certificado oficial para os alunos.

Entre os seis cursos oferecidos, o mais procurado é o Open CG, que tem como foco a criação para computação gráfica, possibilitando o desenvolvimento de personagens virtuais, confecção de briefings, story boards, concepts, formas, cores, layouts e animação em 3D para produção de curta metragem.

Além desse curso, também há o CineTV, que auxilia em produção televisivas e cinematográfica, o Gamer Dev, criado para habilitar o desenvolvimento de jogos digitais, já o Gamer Art abre possibilidades de criação em games e filmes, o Set3D com enfoque em visualização e confecção arquitetônica, auxiliando no trabalho tanto em escritórios de arquitetura como na criação de cenários para jogos de entretenimento e o Sculpture Tradicional ensina técnicas de modelagem em massa, criação e armação de arame usado como esqueleto para escultura.

Atualmente, a GRACOM conta com seis unidades próprias e oito franquias, atuando na Bahia, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Maranhão e, em breve, estará também no Pará. O plano de crescimento começou nas regiões Nordeste e Norte e, na sequência, pretendem seguir para o Centro-Oeste, Sul e, por fim, no Sudeste, com a pretensão de atingir 72 unidades até 2017.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?