Notícias / Educação e Treinamento / Fundador apresenta informações sobre a Microcamp

Fundador apresenta informações sobre a Microcamp

Compartilhe:   

A Microcamp é uma rede com mais de 150 escolas de informática e idiomas no Brasil. Com mais de 35 anos de mercado, a Microcamp foi a primeira a ultrapassar a marca de 1,2 milhão de alunos formados, conquistando vários prêmios em reconhecimento à qualidade das escolas, dentre eles, o Selo de Qualidade e o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

O Portal Sua Franquia entrevista hoje o fundador da Microcamp, Eloy Tuffi, que conta a história da rede, seus diferenciais e o perfil do franqueado buscado: 

1. Como a Microcamp foi criada?

Entrei para o ramo de ensino de informática, depois de presenciar uma cena incomum no Colégio Brasil, na Vila Carrão, em São Paulo, onde meu irmão caçula estudava. O Colégio Brasil recebera um conjunto de computadores, e do lado externo da sala dos equipamentos acotovelava-se uma multidão de adolescentes ávidos por colocar as mãos naquelas maravilhas da cibernética. Na época, isso era privilégio de profissionais de processamento de dados e vislumbrei no brilho dos olhos da garotada, uma demanda que implorava para ser atendida. 

Na época, dono de quatro escolas de inglês e familiarizado com o potencial de consumo dos jovens, identifiquei ali um mercado promissor na oferta de cursos de computação acessíveis ao público leigo e, naquele mesmo ano, abri, em São Paulo, com nome de Flama Microinformática, minha primeira escola.

O pioneirismo estava justamente no público: usuários comuns que poderiam fazer cursos a preços acessíveis já que sua intenção era popularizar o ensino da informática. 

Em 1981, quando estava com quatro unidades e à beira de um stress, fui aconselhado pelo médico a mudar-se para o interior. Deixei os negócios para um sócio e me transferi para Campinas, onde o empreendimento ganhou identidade definitiva – Microcamp - sede e projeção internacional. 

2. Quando e por que vocês decidiram franquear a marca? 

Em 1994, decidi franquear a marca por acreditar que seria a forma mais rápida e segura de expandir meus negócios. Foi quando a marca ganhou novo impulso. 

3. Quantas unidades a rede possui e quais os planos de expansão?

O  Grupo MC, do qual fazem parte as marcas Microcamp e Mctech, soma 107 unidades, entre filiais e franquias. Desse total 98 são escolas Microcamp e 9 Mctech (curso de informática na plataforma Apple). Não estão incluídas as 20 unidades Microcamp SP, da capital paulista, que são administradas pela ex-sócia do grupo. 

A Microcamp quer expandir a marca para os estados do Norte e Nordeste. Também pretende tornar o MC Games - curso de programação e desenvolvimento de games – acessível a um número maior de pessoas, e transformá-lo em marca. E acredita que as franquias são um caminho mais rápido para isso. 

4. Quais os diferenciais da franquia Microcamp?

Pioneirismo, inovação e qualidade.  Sair na frente, com novidade, faz toda diferença neste mercado. A Microcamp é uma empresa que está sempre pesquisando novidades e tendências no mercado para lançar novos cursos. 

Além disso, conta com infraestrutura para oferecer treinamento e suporte aos franqueados em todas as áreas envolvidas pelo negócio; a qualificação dos profissionais que recebem treinamento constante de atualização; o material didático próprio desenvolvido em parceria com profissionais da Microsoft. 

5. Qual é o perfil do franqueado que a rede busca?

Para a Microcamp, a principal característica de um franqueado é seu espírito empreendedor. “Não estamos em busca de investidores apenas, mas de empreendedores”, costuma frisar João Abbade, diretor de franquias.  Mas, além disso, o franqueado Microcamp deve ter:  

  • Capacidade de administração comercial e financeira
  • Capacidade para identificar questões chaves, problemas, diagnósticos e soluções
  • Habilidade de aprendizagem desenvolvida para compreender e aplicar informações, conceitos e estratégias rapidamente
  • Acreditar em si mesmo, ter autocontrole, iniciativa, tenacidade
  • Ser otimista e ter liderança
  • Saber identificar e desenvolver talentos e habilidades na equipe
  • Ser dinâmico. 

 

Saiba mais sobre: Franquia Microcamp
Confira mais opções de franquias em: Franquias de Educação e Treinamento

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?