Notícias / Educação e Treinamento / Franquias de educação seguem a todo o vapor no interior de São Paulo

Franquias de educação seguem a todo o vapor no interior de São Paulo

Compartilhe:   

O mercado de franquias de educação, sistema de ensinos e treinamento está em constante crescimento no Brasil. O interior de São Paulo apresenta um alto poder aquisitivo, com boa infraestrutura, ajudando o franchising a expandir seus negócios. Além disso, o interior concentra 18% do PIB Nacional, sendo comparado a um país com uma renda per capita de US$ 9,8 mil – maior que a do Chile, por exemplo.

O interior de São Paulo também é a região que possui o maior número de unidades Eurodata e sempre foi destaque em resultados.

Andrea Bortoletto e Henrique Tolino resolveram investir, há mais de dois anos, em uma franquia de educação Eurodata, localizada em Valinhos. O projeto era parte de um plano de independência financeira. Os sócios têm duas bandeiras disponíveis em sua unidade: a Eurodata Interativa e a Extreme. “Esse modelo de franquia nos proporciona segurança e certeza de um plano de operação já comprovado. A escolha da área de educação foi por conta da crescente demanda de qualificação para jovens e adultos, principalmente das classes C e D”, explica Andrea.

Com um crescimento de 60%, em 2012, e duplicação da capacidade de alunos, os franqueados esperam dobrar o faturamento em relação a 2012. “Para 2013, nossa unidade pretende oferecer mais horários e turmas nos cursos de idiomas e turmas especiais para empresas e comércios da cidade”, comenta Andrea. 

De acordo com o superintendente da rede de franquias Eurodata, Fábio Justi, o grande diferencial é que o grupo, por ter o maior portfólio de cursos do mercado, atinge áreas com demandas mais específicas como é o caso, por exemplo, das regiões onde se concentram indústrias de açúcar e álcool.

“Além disso, a maioria das cidades do interior do estado está em franca expansão, aumentando seu comércio local, atraindo indústrias de diversos ramos e, consequentemente, demandam mão de obra especializada, por isso, os profissionais precisam se atualizar desde básico em informática até cursos mais específicos como educação continuada – em áreas como finanças, direito, pedagogia e outras”, explica Justi.

Diante deste cenário promissor, há dois anos Priscila Cavalcanti, 29 anos, adquiriu uma franquia de educação Eurodata, localizada em Votorantim. A microempresária e seu sócio, Rui Filipe, optaram pelas duas bandeiras disponíveis. A escola foi considerada uma das melhores da rede. “Estamos com uma equipe focada em resultados junto aos nossos clientes. O objetivo é atender as expectativas e superá-las com qualidade no atendimento. Temos foco nos alunos dentro da sala de aula para que estejam preparados para o mercado de trabalho”, comenta a franqueada.

O crescimento dessas regiões se dá pelas grandes transformações que ocorrem na economia e comércio do interior, reunindo condições favoráveis às novas redes e franquias – de acordo com o Censo 2010, mais de 30 milhões de pessoas vivem fora da capital. Outro motivo é a nova classe média brasileira, que investe cada vez mais em qualificação profissional e educacional.

Maria Nadilene de Souza e Jaílson Moreira de Souza também resolveram comprar, há quase um ano, uma franquia de educação Eurodata, localizada em Itu, interior de São Paulo. A decisão de investir no negócio aconteceu porque Nadilene já havia trabalhado com a Eurodata como assistente, diretora de unidade e gerente administrativa. “Me senti atraída pela empresa desde o meu primeiro dia de trabalho, pois é bem administrada e organizada. Além disso, valoriza os funcionários dando oportunidade de crescimento”, conta. Os sócios têm quatro bandeiras disponíveis em sua unidade: Eurodata, Eurodata Interativa, Uniconcursos e Extreme Idiomas.

Com um faturamento de mais de R$ 300 mil em 2012, os franqueados esperam aumentar o faturamento em 40% em relação ao ano passado. “Tivemos um ano de renascimento, visto que a empresa ia fechar e sequer havia funcionários trabalhando. Ainda há muito trabalho a fazer, mas estamos no caminho certo”, comemora Nadilene. Para 2013, a unidade pretende continuar com as promoções internas já realizadas, além da ampliação do laboratório principal, que dobrará a capacidade.

O Grupo Eurodata tem, aproximadamente, de 20 escolas operando no interior de São Paulo. A rede disponibiliza mais de 1500 cursos, contando com os preparatórios para concursos públicos.

:: Conheça outras franquias de educação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?