Notícias / Cosméticos e Perfumaria / Grupo Hinode: no franchising desde 2012, a empresa acumula 450 unidades franqueadas

Grupo Hinode: no franchising desde 2012, a empresa acumula 450 unidades franqueadas

A terceira empresa mais forte no ramo de perfumaria, atrás apenas de Boticário e Natura, tem cerca de 750 mil consultores independentes no país, além de atuação internacional

Compartilhe:   

Com 30 anos de atuação no Brasil, o Grupo Hinode é uma multinacional familiar brasileira de produtos de beleza e bem-estar chama a atenção do mercado de franchising. A companhia ocupa, nada mais, nada menos, que a terceira posição na ramo de perfumaria no mercado nacional, com 7,1% de mercado, atrás apenas de Boticário e Natura e seguida pela Avon ( dados da Euromonitor - abril/18).

Atualmente, o Grupo tem mais de 600 produtos em seu portfólio, 750 mil consultores independentes, uma unidade fabril de 12 mil metros quadrados em Jandira (SP), um centro de distribuição em Extrema (MG), e mais de 450 franquias pelo Brasil.

O Grupo Hinode, que fechou 2017 com um faturamento de R$ 2.5 bilhões, tem duas marcas no mercado. Uma é a Hinode, mais conhecida e com produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem. A outra é HND, com os produtos funcionais ligados à performance e bem-estar. Dessa forma, em 2017, a companhia abriu operações na Colômbia e no Peru.

Franchising desde 2012

O investimento do Grupo Hinode no modelo de franquias aconteceu em 2012, como uma convergência dos três modelos de negócios da empresa: venda direta, marketing multinível e franquias. “Essa é a mais completa evolução do mercado, pois, quando analisamos cada método e fazemos a integração entre eles, conseguimos potencializar as vendas (nossos produtos estão em contato direto com o consumidor, seja aonde ele estiver) e otimizar a gestão logística (garantimos a demanda)”, esclarece Arnaldo Peixoto, vice-presidente de franquias da Hinode.

A atuação da marca Hinode é bastante conhecida do mercado em geral pelo modelo de negócio de vendas diretas por meio de consultores e foi justamente essa frente que levou a empresa a entrar para o franchising. “As franquias foram criadas para dar capilaridade ao portfólio do Grupo Hinode, fortalecendo as vendas dos consultores da companhia. Com o conceito inovador de um espaço completo, ele é voltado para o consultor experimentar e retirar produtos, participar de treinamentos e cursos, fazer reuniões com sua equipe.
Já os consultores, são os responsáveis pela comercialização dos produtos do Grupo Hinode”, aponta.

Modelo de franquia

De acordo com a empresa, o modelo de franquias “Hinode Center” foi reformulado em 2017 com o conceito inovador de um espaço completo e voltado para o consultor experimentar e retirar produtos, participar de treinamentos e cursos, fazer reuniões com sua equipe.

“O consultor pode acessar pelo celular e encontrar a franquia mais próxima para encontrar o produto que precisa para a revenda final. O Grupo Hinode oferece a oportunidade do investidor ter um negócio inovador testado e aprovado, suporte técnico jurídico e contábil, base de treinamento contínuo, com baixo investimento e excelente margem quando comparado com o mercado. O investimento para a abertura da franquia Hinode Center engloba taxa de franquia, montagem da loja, estoque inicial e treinamentos para qualificação”, complementa Peixoto. 

Segundo o Grupo Hinode ainda há muito mercado para crescer no Brasil, embora a empresa também esteja avançando em direção ao mercado internacional. Em 2017, a companhia abriu operações na Colômbia e no Peru e, em 2018, pré-cadastro na Bolívia e no Equador. O Grupo Hinode tem como meta abrir 200 novas franquias até 2020, totalizando 650 franquias no Brasil e nos países em que está presente na América Latina.

“Para ter uma franquia Hinode, o primeiro requisito é ser um consultor Hinode. É importante dominar a região onde atua. Quanto mais pessoas conhecer, melhor será para desenvolver seus negócios“, conclui Peixoto.

Clique aqui e confira mais opções de franquias de Cosméticos e Perfumaria

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?