Notícias / Casa e Construção / Microfranquia inédita permite vender asfalto

Microfranquia inédita permite vender asfalto

Compartilhe:   

Depois de lançar a +Fácil, franquia que permite fabricação e distribuição de asfalto, a Único inova mais uma vez ao oferecer modelo de negócio para aqueles interessados apenas na comercialização do pavimento.

Basta sair às ruas de qualquer uma das quase seis mil cidades brasileiras para entender o tamanho do mercado que vem sendo explorado pela empresa paulista Único Asfaltos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (Abeda), somente em 2014, o país consumiu 3,3 milhões de toneladas do produto. Com o aumento da frota de veículos, o crescimento dos centros urbanos, além da pressão da sociedade por mais e melhores estradas, o cenário é extremamente positivo para quem quer entrar nesse mercado.

Criada há onze anos pelo catarinense Jorge Coelho, a Único identificou oportunidades no segmento e inovou em outubro de 2014 ao ensinar empreendedores de todo o país, através do sistema de franquias, a produzir asfalto com tecnologia compatível à de regiões como a Europa, Oceania e América do Norte.

Agora, a empresa volta ao mercado com um novo produto: uma microfranquia concebida para tornar o negócio acessível a um número maior de empreendedores, uma vez que o investimento inicial corresponde a apenas 20% do valor gasto para a abertura de uma franquia tradicional da marca. Ao mesmo tempo, a meta é aumentar o faturamento dos franqueados já estabelecidos no modelo em operação desde 2014.

“No nosso modelo tradicional de franquia, lançado no ano passado, ajudamos o empreendedor a se tornar um produtor e, ao mesmo tempo, distribuidor deste tipo de pavimento. Esta é uma tecnologia que dominamos e que é a mais viável para obras em regiões interioranas, emergenciais, de pequeno e médio portes”, detalha Jorge Coelho. “A partir de maio de 2015, abrimos espaço também para empreendedores que queiram, apenas, atuar na distribuição dos nossos produtos. É um novo tipo de player, mas com uma enorme sinergia com os franqueados do modelo anterior – que continua em franca expansão. Com a nova microfranquia, criamos um sistema que funciona quase como um consumo colaborativo. Neste caso, o objeto do consumo são as usinas produtoras de asfalto frio”, explicou o empresário.

O sistema funciona mais ou menos assim: o microfranqueado recebe treinamento e suporte para se tornar um agente de campo da +Fácil Asfaltos. Depois de aulas teóricas e experiências práticas, ele estará apto a representar a marca junto a prefeituras, construtoras, empreiteiros, varejistas de materiais de construção e demais consumidores potenciais do produto. Feita a venda, o microfranqueado adquire o asfalto frio de qualquer uma das usinas da rede franqueada presentes ao redor do país. Atualmente a empresa mantém estruturas próprias, franqueadas ou licenciadas em 23 cidades.

Jorge Coelho estima que vinte unidades da microfranquia de distribuição de asfalto sejam comercializadas ainda este ano. Cada unidade requer um investimento de R$ 18 mil em taxa de franquias, e de outros R$ 25.850,00 em despesas de implantação. A margem líquida da operação é de 30%. A projeção da +Fácil é que haja retorno do capital investido em cerca de seis meses.

“Diferentemente de outras franquias, que em geral atuam apenas na esfera da venda de produtos ou prestação de serviços, a franquia +Fácil abrange toda a cadeia. Ou seja, nossos franqueados tradicionais se tornam, ao mesmo tempo, industriais e comerciantes. E, muitas vezes, é difícil encontrar numa única pessoa o perfil ou a capacidade de investimento para atuar nestas duas frentes. Por isso optamos por dividir o negócio, com o objetivo de acelerar o nosso crescimento”, justificou o empresário. “Os microfranqueados tendem a aumentar ainda mais os ganho de escala de nossos franqueados que se dedicam, também, à produção do asfalto frio. De modo que não há canibalização e, sim, cooperação”, acrescentou rápido retorno do investimento, microfranquia inédita permite vender asfalto.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?