Notícias / Alimentação e Food Service / Clubes de assinatura registram crescimento entre janeiro e setembro de 2021 e impulsionam setor de bebidas no Brasil

Clubes de assinatura registram crescimento entre janeiro e setembro de 2021 e impulsionam setor de bebidas no Brasil

De acordo com os dados divulgados pela empresa de tecnologia e e-commerce, Betalabs, o faturamento dos clubes de assinatura registrou crescimento de 18% entre janeiro e setembro de 2021

Compartilhe:   

Febre nos últimos anos, e conquistando cada vez mais adeptos, os clubes de assinatura estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. De acordo com os dados divulgados pela empresa de tecnologia e e-commerce, Betalabs, o faturamento dos clubes de assinatura registrou crescimento de 18% entre janeiro e setembro de 2021. Aproximadamente dois mil novos clubes foram lançados, tanto por empresas que foram criadas nesse ano como por empresas veteranas no mercado que decidiram explorar esse segmento.

 

Atualmente é possível encontrar diferentes clubes de assinatura de diversos segmentos, como aqueles especializados em bebidas. Essa categoria ocupa a segunda posição na preferência do consumidor (19% do total de clubes de assinatura), perdendo apenas para os livros (26%). O crescimento desse segmento no país pode ser justificado pela mudança de comportamento dos brasileiros por conta da pandemia, já que muitos descobriram as vantagens e a comodidade das lojas virtuais.

 

“Fazer parte do nosso clube de assinaturas é algo que vai além da alta qualidade dos produtos, envolve o ritual de receber uma caixa em casa, abri-la cheio de expectativas e ficar surpreso (a) com o seu conteúdo”, explica Rafael Araújo, criador do ClubeCN, maior clube de assinaturas de cachaça do Brasil. Em 2010, Araújo largou sua carreira na área de direito e se juntou com o empreendedor Marcos Paolinelli para criar o que ficaria conhecida como a maior loja de cachaças online do mundo, a Cachaçaria Nacional.

 

 

Cinco anos depois, ele percebeu que os clubes de assinatura estavam ganhando espaço no Brasil graças aos vídeos compartilhados nas mídias sociais mostrando as embalagens sendo abertas, popularmente conhecidos como “unboxing”. “Foi uma novidade na época e contrariando muitos, não foi algo passageiro, tanto que hoje os clubes registraram crescimento, mesmo em um período pandêmico”, afirma Araújo.

 

Os sócios do ClubeCN recebem mensalmente uma caixa com duas cachaças selecionadas, um folder informativo e ficha de avaliação sensorial. O valor fixo da assinatura é de R$ 99,90 para as regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal (outras regiões possui uma taxa de frete). Além de receber a caixa, os clientes ainda ganham 15% de desconto em qualquer compra no site. “Muitos, quando pensam em cachaça, logo imaginam apenas as industrializadas, sendo que existem centenas de opções no mercado com receitas inusitadas e sabores surpreendentes”, diz o empreendedor.

 

Atualmente, o clube de cachaças possui mais de 1.200 membros. São mais de 2000 rótulos de bebidas produzidas artesanalmente em alambiques das principais regiões produtoras do Brasil. Para uma melhor experiência sensorial, os assinantes recebem rótulos de diferentes regiões como Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, todos selecionados por cachaça-hunters. “A ideia é justamente mostrar que o cliente pode saborear diferentes cachaças sem precisar sair de casa ou pesquisar em diferentes locais”, ressalta Araújo.

 

 

A expectativa é que a Cachaçaria Nacional e o ClubeCN encerrem o ano de 2021 com faturamento de oito milhões e 70% de crescimento em comparação ao ano de 2020. “Nesses seis anos de clube já enviamos cachaças armazenadas em barris de amburana, jequitibá, jatobá, grápia e até amendoim, então o que não falta são rótulos diversificados e que representam diferentes regiões do nosso país”, finaliza o empreendedor.

 

Sobre a Cachaçaria Nacional

A Cachaçaria Nacional é a maior loja de Cachaças Online do Mundo e oferece mais de 2000 rótulos de cachaças artesanais de alambiques das principais regiões produtoras do Brasil, além de acessórios para degustação, barris/dornas, linha gourmet, entre outros. A loja foi fundada em 25 de janeiro de 2010 por Marcos Paolinelli e Rafael Araújo com o objetivo de venda direta de cachaças ao consumidor. Os amigos identificaram um gap no mercado para a comercialização de cachaças em todo território nacional. 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?