Notícias / Alimentação e Food Service / Franquia fatura com café de açaí na Bahia – e quer levar o negócio para todo o Brasil

Franquia fatura com café de açaí na Bahia – e quer levar o negócio para todo o Brasil

João Victor Guth é sócio-fundador da franquia Açaí Granola, que lançou bebidas quentes e frias à base do "café de açaí". Confira o vídeo do processo produtivo

Compartilhe:   

 

Um cardápio de bebidas quentes e frias, como Mocha, Frapuccino e Expresso, tem feito sucesso em um local inusitado: uma rede de franquias de açaí, a Açaí Granola, em Salvador (BA). O sócio-fundador da marca, João Victor Guth, trouxe os produtos para a rede há pouco mais de um mês e conta que as novidades já são responsáveis por 30% do faturamento das unidades.

 

A ideia para criar as bebidas surgiu quando Guth buscava formas de ampliar o mix da rede de franquias, que hoje conta com seis unidades na capital baiana. “Eu não queria inserir pratos quentes, com tapioca, por exemplo. Ia mudar toda nossa operação”, afirma.

 

Enquanto pesquisava, o empreendedor leu sobre o "café de açaí", bebida que começou a se popularizar no interior do Pará, e resolveu investigar mais a fundo. Assim, no último mês de abril, ele foi pessoalmente até a base de um produtor da iguaria em Parauapebas (PA). “É um produto bem regional, que se assemelha demais ao café normal e tem o apelo do açaí.”

Diferentemente do açaí comercializado, que é feito da polpa, o café é feito da semente, que geralmente é descartada. “O produtor de Parauapebas resolveu fazer um teste com as sementes, como se fossem grãos de café. Elas pelo processo de torrefação, depois são moídas, até que seja possível consumi-las. E o ponto positivo é que não tem cafeína.”

 

 

 

A partir desse método de fabricação, a equipe do Açaí Granola desenvolveu algumas receitas baseadas em cafés tradicionais. Eles chegaram a cinco sabores de cafés gelados e o café quente, expresso. Os itens com a maior saída são o Mocha, que é feito com sorvete de creme, Nutella e chantilly, e o Whey Coffee, que leva açaí, whey protein e pasta de amendoim, além do próprio café de açaí.

 

Guth acredita que os itens têm potencial para ganhar ainda mais espaço dentro da rede, devido à recorrência de consumo, que tem sido medida desde o lançamento dos produtos.

 

A  Açaí Granola existe há três anos. Antes da marca atual, o empreendedor chegou a ter uma hamburgueria e uma sorveteria, mas enxergou uma oportunidade maior de crescer com açaí. “Soube que um bom ponto de venda estava disponível, em uma área que tinha clientes com um perfil mais ligado ao esporte e à prática de exercícios”, conta. Ele vendeu a sorveteria e abriu a Açaí Granola.

 

Guth testou diversas fórmulas de açaí até chegar ao que queria, e já criou o negócio com o pensamento de transformá-lo em franquia. Um ano depois da primeira loja, ele abriu a segunda. Hoje, além das seis unidades existentes, a rede já tem mais cinco inaugurações em vista e espera chegar a vinte franquias até o final do ano.

 

“Temos logística para fazer a expansão por todo o Brasil. Com esses novos contratos, já teremos lojas em São Paulo e Goiânia, e queremos ir para outras regiões.”

 

CONHEÇA A AÇAÍ GRANOLA

 

Franquia Açaí Granola

A rede trabalha com dois formatos: loja e contêiner. Para o primeiro modelo, o investimento inicial é a partir de R$ 120 mil; já para o segundo, o aporte necessário começa em R$ 99 mil. Nos dois casos, já está inclusa a taxa de franquia.

Guth aposta no crescimento do modelo de contêiner para este ano, por oferecer mobilidade e ter um investimento menor. O formato se enquadra como microfranquia, de acordo com os novos parâmetros divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Podemos deslocar a unidade, caso a marca não se adeque à localização. Além disso, a implantação é mais rápida, em cerca de um mês, e os custos fixos são mais em conta”, diz. Confira abaixo o vídeo que mostra como é feito o café de açaí.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?