Notícias / Alimentação e Food Service / De manobrista nos EUA a sócio de rede, filho de doméstica e porteiro conta trajetória

De manobrista nos EUA a sócio de rede, filho de doméstica e porteiro conta trajetória

À frente da Espetto Carioca, o empreendedor alcançou o sucesso

Compartilhe:   

O empresário Leandro Souza, fundador e presidente da rede, idealizou a empresa após uma temporada de estudo e trabalho nos Estados Unidos. Em 2008, quando a crise econômica mundial se alastrou e atingiu os americanos, Souza viu que era hora de voltar para o Brasil. Sete anos antes, o carioca filho de um porteiro e de uma empregada doméstica, morador do bairro de Anchieta, no subúrbio do Rio, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos. Por lá, entregou pizza, trabalhou levando alimentação em grandes empresas e atuou até como valet. Após se estabelecer e até comprar parte do negócio de valet onde trabalhava, foi realizar um sonho, o de ser piloto de avião. Se aprofundou no estudo da língua inglesa nas horas vagas e conseguiu tirar o brevê para aviões monomotores.

Mas em 2008, vendo empresas fecharem e demissões acontecendo nos Estados Unidos, o jovem empreendedor juntou suas economias e resolveu voltar para o Brasil. Na cabeça, o desejo de abrir o próprio negócio. A ideia do Espetto Carioca surgiu após observar o sucesso que as barracas de churrasquinho fazem nas esquinas.

“Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tive a ideia! Por que não tirar esse espeto da rua e levar para um ambiente agradável e contemporâneo? Nosso intuito foi sofisticar o espeto!”, revela Souza, fundador e presidente da rede Espetto Carioca.

No final de 2009, o empresário encontrou um ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste carioca, onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de pessoas que queriam abrir novas unidades pela cidade. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a estudar o mercado de franquias e contrataram uma empresa especializada na formatação de marcas em franquias. O estudo levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.

Sobre a franquia Espetto Carioca

Considerada uma das maiores redes de espettos do país, a marca possui em seu cardápio mais de 50 opções de espetos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e fritos. Mensalmente, são consumidos mais de 5.700 mil espetos em toda a rede. Outros 18 mil litros de chopp Heineken são vendidos, em média, ao longo de cada mês.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?