Notícias / Alimentação e Food Service / Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (58%)

Compartilhe:   

O delivery de comida se consolidou ao redor do mundo após ter um boom durante a pandemia de Covid-19. No Brasil, por exemplo, 28% das pessoas realizam um ou mais pedidos por semana. A preferência é por comida de origem ocidental (65%), sendo pizza a refeição favorita.

Os dados fazem parte do estudo Dining out’ at home!, realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. A empresa pesquisou hábitos de 10 países (Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, México, Portugal, Reino Unido e Tailândia), com entrevistas realizadas em junho de 2022 que contemplaram 15 mil pessoas, representando 30% da população global.

É válido destacar que, além do delivery, outras formas de refeições fora de casa estão ganhando espaço neste ano. No Brasil, 28% das pessoas já apostam na modalidade on premise (consumo no local) e 20% no modelo take away (pedidos retirados no balcão).

Outra novidade é que as refeições estão sendo substituídas por lanches rápidos. Prova disso é que, entre 2019 e 2022, o fast food apresentou alta de 7% entre os consumidores ao redor do mundo, além de crescer 1% em frequência e 25% em gastos. No Brasil, McDonald’s, Burger King, Subway, Pizza Hut e Bob’s são as redes favoritas.

Formas de atendimento

Os aplicativos agregadores de restaurantes são fundamentais para democratizar as entregas do dia a dia. Isso porque, além da variedade de opções, permitem uma série de filtros. 50% das pessoas ao redor do mundo, por exemplo, escolhem um local pela rapidez. Enquanto isso, 34% optam pelos melhores preços e 22% pela confiança no serviço.

O comportamento também muda de acordo com a plataforma. Consumidores dos aplicativos agregadores costumam pedir por descontos ou cupons (50%) e entregas sem taxa (45%). Já aqueles que realizam pedidos por telefone, geralmente, solicitam promoções 2-por-1 (35%) e agrados, como refrigerantes e sobremesas (25%).

Vale ressaltar que, no Brasil, o WhatsApp surgiu como novo método de pedidos durante a pandemia e segue forte ainda hoje. Tanto que 40% dos consumidores brasileiros já compraram por meio do app. O público é majoritariamente feminino (53%) e tem entre 18 e 29 anos (36,8%).

Fonte:

Divulgação Kantar 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?