Franquias / Franquias de Moda
Tem interesse no mercado de franquias?
PUBLICIDADE
Franquias mais buscadas
Moda
Mapa da Mina Acessórios apresenta novo formato de quiosque
Moda
Peça Rara lança loja para cidades de até 1 milhão de habitantes
Moda
Liz Lingerie avança no varejo físico com operação híbrida
Moda
Taco fortalece parceria com franqueados e aposta em inovação para crescer no Brasil
Moda
Milon estima a abertura de 20 lojas no estado paulista
Moda
Loungerie oferece dois modelos de franquias com rentabilidade até 15%
Tudo sobre Franquias de Moda
O mercado nacional das franquias de Moda, que engloba vestuário, calçados e acessórios, faturou R$ 28,762 bilhões em 2024, um crescimento de 8,5% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado no relatório de Desempenho do Franchising 2025 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no início do ano.
O franchising está bem consolidado no setor, o que inclui grandes marcas tradicionais em operação há algumas décadas até entrantes.
A moda atrai os mais variados tipos de investidores — entre jovens, descolados, conservadores, sofisticados, e mais - devido à estabilidade que a operação pode prover.
As marcas nacionais são tão valorizadas que diversas redes de franquias de Moda já expandiram para o exterior ou têm planos estruturados de internacionalização. O consumidor estrangeiro é apaixonado por marcas brasileiras que entregam autenticidade, identidade e estão alinhadas às inovações com sustentabilidade.
Este é um setor próspero e com muito potencial para novos investidores.
Vale a pena investir em uma franquia de Moda?
A indústria têxtil e de confecção cresceu 4% em faturamento na comparação de 2024 em relação a 20023. No total, o setor faturou R$ 203,9 bilhões. Mesmo com a preocupação do varejo nacional em relação à concorrência das gigantes da moda asiática, o desempenho do vestuário permanece positivo e em ascensão inclusive na indústria.
A indústria de calçados tem apresentado um crescimento mais tímido, apesar de ter confeccionado cerca de 890 milhões de pares de calçados em 2024. O setor cresceu 3% na comparação com 2023 e a projeção é um incremento de mais 2% em 2025, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
O mercado interno e externo tem se mantido aquecido e conseguido atravessar os diversos desafios da economia brasileira e mundial.
Este é um segmento dentro do franchising ancorado por uma indústria em constante evolução.
Tipos de franquias de moda
Atender a um consumidor cada vez mais exigente e omnichannel levou as franquias de Moda a diversificarem sua forma de atuação. Atualmente, é possível encontrar franquias operando em:
Neste segmento, a criatividade não tem limite! Independentemente do tipo da operação escolhida, não faltam opções, como negócios especializados em moda feminina, masculina, infantil, multimarcas (com produtos de várias marcas renomadas), calçados, acessórios e marcas premium.
Franquias de Moda com foco em acessórios
Associado à moda, o setor de acessórios também prospera. Há espaços para trabalhar com franquias de joias, semijoias e bijuterias, cintos, carteiras, bolsas, mochilas e malas de viagem. São itens com demanda crescente, tanto que players como Chilli Beans e Le Postiche, por exemplo, têm obtido crescimento expressivos seja em número de unidades, seja em faturamento.
As franquias de calçados, assim como as de roupas e acessórios, também operam em formatos variados e atendem a todos os tipos de consumidores, regiões e formatos. Exemplos bem-sucedidos não faltam, como Arezzo, Santa Lolla e AnaCapri.
Conheça algumas Franquias de Moda para investir
· Quanto custa abrir uma franquia de Moda?
O valor a ser investido em uma franquia de Moda dependerá da marca escolhida e do formato. Somente as taxas envolvidas na aquisição do negócio costumam ser fixas:
Caso a franquia seja home based, como aquelas que operam com e-commerce ou as de venda direta (porta a porta), os valores se diferem.
Onde encontrar franquias de Moda?
No portal Sua Franquia, estão disponíveis, além das marcas, os fornecedores do setor. Participe do grupo de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos negócios.