Notícias / Gurus / Os Benefícios e os Desafios de uma Empresa Familiar

Os Benefícios e os Desafios de uma Empresa Familiar

Compartilhe:   

Há muitos benefícios em ter a família nos negócios. Infelizmente, muitas vezes, as empresas familiares são retratadas (especialmente na mídia) como sendo atormentadas por conflitos entre gerações e irmãos, irresponsabilidade fiscal, contratação incestuosa e batalhas legais entre os acionistas. Assim como a foto de capa deste artigo, da série Succession da HBO, é como no Rei Lear de Shakespeare, os embates entre o patriarca Logan Roy (Brian Cox) e seus filhos expõem os desvãos da própria natureza humana. Sem dúvidas, existem muitos desafios, alguns citados à frente neste artigo. Vamos começar com os benefícios? Uma empresa familiar pode proporcionar inúmeros benefícios aos membros da família, membros de fora da família, funcionários e as comunidades nas quais essas empresas familiares operam. Esses benefícios muitas vezes servem para diferenciar essas empresas e elevá-las a um nível de status preferencial.

Os Benefícios da Empresa Familiar

Os benefícios derivados de ser uma empresa familiar variam de acordo com a composição e tamanho da família, bem como seu estágio de evolução geracional. A seguir, alguns dos benefícios que diferenciam o negócio familiar e pode fornecer uma vantagem competitiva significativa.

Lealdade – Os membros da família nos negócios tendem a demonstrar um maior senso de lealdade entre si e para o negócio. Eles também tendem a ser mais comprometidos com seu sucesso e são mais apaixonados pelo que o negócio representa.

Legado – As famílias nos negócios têm a oportunidade de criar um legado duradouro que traz com ele um sentimento de realização e um forte sentimento de orgulho. Aproveitando os esforços de seus antepassados, que é um forte motivador para que as gerações subsequentes se tornem administradores dos negócios da família.

Grupo de mão de obra – Empresas familiares multigeracionais têm acesso a um grupo de mão de obra de familiares que, como mencionado anteriormente, tendem a ser mais leais e mais comprometido com o negócio. Os membros da família também tendem a ser mais flexíveis em assumir diferentes funções de trabalho e preenchimento de outros.

Funcionários-chave – Funcionários-chave (não familiares) apreciam o trabalho e o ambiente criado por uma empresa familiar. O local de trabalho tende a ser menos formal, mais mãos, e mais pessoal. Muitos funcionários-chave são tratados como família e desenvolvem um forte vínculo com a família e os negócios da família.

Paciência – Empresas familiares tendem a ser menos motivadas por resultados financeiros de curto prazo e estão preparados para sacrificar os ganhos de curto prazo para alcançar os objetivos de longo prazo.

Valores – Os empresários familiares têm a oportunidade de ensinar e transmitir seus valores empresariais e pessoais para a próxima geração de gerentes/proprietários familiares. Os membros da família se orgulham em defender esses valores familiares e construí-los em seu dia-a-dia no trabalho e em atividades pessoais. A cultura do trabalho é muitas vezes um reflexo desses valores familiares.

Oportunidades de carreira – Os donos de empresas familiares se orgulham de poder proporcionar aos membros da família oportunidades de carreira no negócio. Negócios da familiares podem ser um ótimo campo de treinamento para membros da família que desejam seguir suas carreiras em outro lugar ou mesmo dentro da empresa familiar.

Relacionamentos – A oportunidade de trabalhar com membros da família para buscar metas de negócios pode ser uma experiência muito gratificante. Anos de união entre a família podem criar um forte sentimento de pertencimento e interdependência. Efetivamente gerenciar esses relacionamentos familiares ajudará muito a garantir a família a longo prazo e harmonia empresarial.

Recompensas financeiras – Empresas familiares bem-sucedidas são capazes de fornecer recompensas para membros ativos e não ativos da família. Não é incomum para as empresas familiares, recompensar os membros da família mais do que eles poderiam obter em outro lugar - muitas vezes visto como um dos privilégios de ser família.

Sucessão – Além de oferecer oportunidades de carreira, as empresas familiares também favorecem a passagem do negócio adiante para a próxima geração de membros da família. A oportunidade ser proprietário da empresa familiar ou de qualquer empresa nesse sentido pode ser uma tanto motivador e recompensador.

Comunidade e filantropia – A maioria das empresas familiares é ativa em suas comunidades. As comunidades se beneficiam tanto dos membros da família quanto voluntários/apoiadores da empresa familiar através de apoio financeiro e oportunidades de emprego. Esse compromisso com a comunidade tende a permear gerações.

Os Desafios da Empresa Familiar

Quando proprietários de empresas familiares são questionados “Quais questões são de maior importância e maior dificuldade para você?” Eles geralmente respondem:

  1. Resolver conflitos entre membros da família que estão no negócio
  2. Formular um plano de sucessão
  3. Desenvolver um plano estratégico de negócios

Muitos dos que são considerados benefícios de empresas familiares podem rapidamente se transformar em passivos ou obstáculos ao negócio e pode criar danos/conflitos irreversíveis dentro da família se não for bem gerida.

O Presidente da GoNext Governança & Sucessão, Eduardo J. Valério, em seu livro: Empresa Familiar - Governança e os seus Desafios, no seu capítulo 7, onde aborda sobre o interessante Movimento Pendular da Sucessão, cita: ..."A nova geração será a mais desafiada pois é ela quem vai dar os primeiros passos logo após a primeira troca de comando oficial. Claro que não basta apenas assumir o cargo e começar a gerir os negócios da família: é preciso dedicação para os negócios. E tudo isso é fruto de muita preparação antes da passagem do bastão. As principais características da nova geração são a energia e o desejo de criar coisas novas e questionar o status quo, justamente por ser a nova geração aquela que tem a responsabilidade de suceder ao fundador."...

Normalmente, à medida que a empresa familiar se move ao longo de sua linha do tempo geracional, mais membros estão ativamente envolvidos no negócio e mais herdeiros da família têm um interesse nas atividades da empresa. O acesso mais amplo à família oferece muitos benefícios potenciais, conforme identificado anteriormente neste artigo, mas também traz consigo muitos desafios. Alguns dos desafios mais comuns incluem:

Objetivos/valores conflitantes – Os membros da família, especialmente entre gerações, têm objetivos/valores pessoais e de negócios diferentes. Esses objetivos/valores precisam ser claramente expressados e compreendidos por todos, para evitar estresse desnecessário e potencial conflito entre os membros da família.

Personalidades conflitantes – Todo mundo é diferente. Personalidades diferentes muitas vezes podem levar rivalidades entre irmãos, por exemplo, e conflitos entre gerações. Deixados sem supervisão ou sem gerenciamento, eles podem destruir a harmonia familiar e empresarial e, em alguns casos, destruir o negócio.

Expectativas – Os membros da família têm expectativas diferentes da família e dos negócios. Expectativas em relação a gestão, propriedade, remuneração, atribuições de trabalho, treinamento, uso de ativos comerciais, etc. Essas expectativas precisam ser abordadas e gerenciadas para que a família e os negócios funcionem sem problemas. Deixado sem vigilância ou não gerenciados, eles impactarão negativamente a harmonia familiar e empresarial, e desafiarão a sobrevivência a longo prazo do negócio.

Ética – A ética de trabalho tende a diferir significativamente à medida que a empresa familiar se move através de suas gerações. As gerações mais novas tendem a estar menos preparadas para investir o tempo que seus pais investiram no negócio. Isso pode causar estresse considerável e desacordo entre as gerações e também pode atrasar desnecessariamente a transição tanto de gestão como de propriedade.

Emprego de membros da família – Quem pode trabalhar na empresa familiar? Quem fica com qual cargo? Cônjuges e sogros podem trabalhar na empresa? O emprego será baseado em o que as famílias querem (linhagem) ou o que o negócio precisa (competências)? Como as decisões serão tomadas? Se não forem tratadas de forma eficaz, todas essas e outras questões podem transformam-se em passivos para a família e para os negócios.

Compensação – A compensação e o uso inadequado da compensação para alcançar objetivos familiares ou pessoais em vez de objetivos de negócios continua a ser uma das questões mais desafiadoras enfrentadas pelas empresas familiares. As expectativas de ser justo são muitas vezes conflitantes com o desejo de tratar os membros da família igualmente. As emoções podem correr alto quando este tema é abordado.

Relutância em planejar – Geralmente, os donos de empresas familiares (especialmente os fundadores) não são muito bons em articular e compartilhar sua visão para a empresa familiar ou seus objetivos de negócios de longo prazo. Planejamento de negócios, planejamento sucessório e financeiro, são muitas vezes vistos como um uso ineficaz do tempo em vez de uma necessidade no processo do negócio. À medida que o negócio se move através das gerações, a visão dos proprietários tende a se perder ou borrar e a próxima geração de proprietários muitas vezes se vê sem direção enquanto planejam o futuro. A mesa da sala de jantar muitas vezes substitui a mesa da diretoria, e qualquer planejamento feito tende a ser informal e irregular.

O elemento Tempo – Em geral, a componente familiar torna-se mais difícil de gerir à medida que o negócio passa de uma geração para a seguinte. Portanto, aprender a gerir o componente familiar no início da evolução da empresa familiar irá pagar dividendos no caminho.

Em seu livro, Eduardo J. Valério destaca: ..."acredito que o maior desafio não é a remuneração em si, mas sim o entendimento dos papéis e da responsabilidade do familiar como gestor, como familiar e como sócio. É nessa compreensão que reside o modelo exemplar de gestão da empresa familiar."...

Os principais pontos de dificuldades ocorrem no momento de separar o lado pessoal do lado profissional, sendo necessário colocar cada integrante da organização em seu lugar. Outro ponto de conflito é a preparação da sucessão, é neste momento que muitas empresas acabam perdendo o foco. Na mudança das origens dos fundadores da empresa e também da gestão, a falta de conhecimento tanto teórico quanto prático acabam por prejudicar o negócio.

Como pode perceber, para contar com a adoção de um excelente Planejamento Sucessório, bem como boas práticas de Governança Corporativa, é importante contar com uma empresa especialista e que seja referência no assunto. A GoNext Governança & Sucessão está há mais de uma década no mercado, gerando confiabilidade com uma abordagem corajosa e inovadora. Com metodologia própria, criamos os melhores caminhos para a administração da Governança nas médias empresas familiares. Nossa missão é fortalecer a família empresária com alto padrão e profissionalismo nas melhores práticas de governança corporativa, sucessão e desenvolvimento contínuo de lideranças.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?