Início / Notícias / Gurus / Por trás das marcas

Por trás das marcas

Estrategicamente uma empresa quando planeja mostrar ao mercado uma mudança de impacto, principalmente no novo modelo de gestão e de negócio, começa pela mudança da marca ou logomarca.

Por trás das marcas
Sidney Cohen Publicado em 24 de Maio de 2016 às, 15h00. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Quando nos referimos a marca de uma empresa, logo vem à mente a imagem de seu logo. E automaticamente nos remete a identidade da empresa como um todo. É interessante como por trás de uma imagem é possível associar várias informações. É bem verdade que uma imagem vale mais que mil palavras, mas dependendo da situação, poucas palavras bastam.

Há casos de marcas multinacionais que mudam de nome de acordo com a região, se adaptando as diferentes culturas e perfis do público, para obter sucesso. Cito por exemplo, a KFC, que mudou de nome em Quebéc no Canadá, devido a forte influência francesa e é conhecida como PFK (Poulet Frit Kentucky), diferente de Porto Rico e de algumas cidades americanas, com forte influência latina, tem o nome de Pollo Frito Kentucky.

O impacto da identidade visual também é muito forte. Destaque para duas marcas que mudaram de logo recentemente:

Google – A empresa afirmou que o novo logo com destaque nas cores azul, vermelho, amarelo e verde – além de uma letra G multicolorida e suas variações funcionariam melhor nos diferentes tamanhos de telas de celulares. A mudança do logo teve boa aceitação e foi classificado como “simples, despojado, colorido, amigável”.

TIM – Em Abril desse ano, a TIM informou que o novo logo foi criado em colaboração com a Interbrand para a Telecom Itália, apenas com o nome TIM para todas as suas operações. A nova marca estabelece um reposicionamento no mercado brasileiro, com a assinatura de: "Evoluir é fazer diferente". Passando a imagem de inovação associada à qualidade.

As mudanças das marcas em franquias, em grande parte, causam boa impressão para os franqueados e consumidores. Um bom exemplo é a Fototica, que dá inicio ao plano de expansão e ingressa no sistema de franquias. Para anunciar essa ação, mudou a marca para GrandVision by Fototica.

Pense Nisso:

“A marca representa de forma simples e direta a identidade da empresa, gerando empatia com o seu público-alvo.” – Sidney Cohen.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?