Início / Notícias / Gurus / Por que as franquias também fracassam?

Por que as franquias também fracassam?

Por que as franquias também fracassam?
Outros Artigos Publicado em 05 de Dezembro de 2012 às, 14h55. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Para as pessoas que querem abrir um negócio e poder chamar de seu, a opção de comprar uma franquia é claramente uma das mais seguras. As franquias oferecem reconhecimento instantâneo da marca, um sistema operacional comprovado e abundância de apoio corporativo. Mas nem tudo são flores no mundo das franquias, e o risco do negócio não prosperar existe. A taxa de insucesso no franchising varia de acordo com a indústria e está realacionada inclusive ao Poder da Marca. Confira abaixo as quatro principais razões pelas quais as franquias podem fracassar:

1. Gestão de Produto e/ou Serviços Ineficaz

Uma franqueadora bem sucedida oferece produtos ou serviços aos consumidores a preços que as pessoas estão dispostas a pagar e, de alguma forma, faz com que os consumidores se sintam bem ao relacionar com o estabelecimento. Por outro lado, oferecer produtos ou serviços sem analisar a capacidade financeira de consumo local pode comprometer o resultado ou até mesmo levar o negócio a ruptura. Portanto, o desenvolvimento de uma pesquisa mercadológica na região de desejo é fundamental para reduzir os riscos.

2. Localização Comprometedora
Até mesmo a melhor franquia do mundo vai deixar de atrair os consumidores se a sua loja não puder ser facilmente encontrada. O aluguel de pontos comerciais de excelência são mais caros do que aqueles em localizações menos vantajosas, afinal, esta é a natureza do negócio imobiliário, com o seu grito de "localização localização localização." A maioria das franqueadoras investem muito tempo e esforço para garantir que seus franqueados estarão bem localizados podendo otimizar a oportunidade de gerar o máximo de vendas. Porém, muitas vezes o franqueado é forçado a optar por um local  menos atrativo em função do custo, o que pode comprometer significantemente o resultado. É preferível analisar outra franquia ou postergar o projeto para captalizar a optar pela locação de um ponto comercial com algum risco. Na verdade, se você tem dúvida de fato você tem certeza.

3. Concorrência Demasiada
Quantas franquias de fast-food de hambúrgueres cabem em sua cidade? A região metropolitana realmente precisa de outra franquia de materiais de construção? Existe renda percapta no bairro suficiente para justificar a abertura de um segunda franquia de SPA? Muitos contratos de franquia possui exclusividade territorial,  o que significa que ninguém mais em sua região poderá comprar uma franquia da mesma franqueadora, porém isso não o protege da concorrência com a mesma atividade. A análise geotécnica em sua região de atuação pode ajudá-lo a entender as linhas de oferta e demanda do seu negócio.

4. Plano de Negócio Otimista
Todo mundo quer ser bem sucedido, mas a compra de uma franquia sem entender todos os riscos é uma decisão intempestiva. Analise as informações e projeções de mercado oferecidas  pelo franqueador e opte na elaboração do seu plano de negócios por um cenário de mercado conservador e fique atento as suas reservas para capital de giro de pelo menos 18 (dezoito) meses de operação. Não espere crescimento do seu negócio se você não se comprometer a trabalhar muito mais que seus funcionários e 7 (sete) dias por semana. Durante o período inicial da operação, você  certamente irá distanciar-se de sua família, a menos que você esteja trabalhando ao lado deles, entretanto, este é o preço do sucesso que sem sacrifício tende a não acontecer.

Em suma, os riscos existem, são muitos e é preciso conhecer e gerenciar todos eles para manter uma franquia saudável. Sem desespero: para quem não está preparado, há mercado também para quem ajuda neste processo.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Ernani Assis

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?