Uma rede de franquias é, antes de tudo, um negócio compartilhado. Os anseios e economias de dezenas, centenas ou milhares de empreendedores estão atrelados ao sucesso de um negócio. E cada franqueado possui um perfil, uma maneira de agir. No momento de se comunicar com os diversos pontos de contato, franqueador e franqueado podem divergir. Mas, afinal, de quem é a responsabilidade na comunicação: da franqueadora ou de cada franquia?
Antes de tudo, é fundamental dividir atribuições e responsabilidades entre a central e demais unidades, assim como alinhar a comunicação entre as partes. É importante que cada membro da equipe, desde colaboradores, rede e franqueados sintam-se parte integrante do trabalho e saibam seu papel dentro da estratégia geral da empresa. Um bom fluxo de informações garante o engajamento e a motivação dos demais empreendedores envolvidos. Este envolvimento gera a uniformidade da mensagem no momento de se comunicar.
Na hora de se comunicar com o público externo, vale lembrar que uma franquia é, antes de tudo, uma rede, que deve estar atenta aos seus princípios e valores e deve transmiti-los de maneira estratégica. Esta padronização deve estar presente em todas as formas de contato com os consumidores, imprensa e demais stakeholders.
A franquia nunca pode esquecer que seu ativo mais importante é sua marca, e ela deve transmitir seus atributos e encantar atuais e potenciais consumidores. Existem vários canais de comunicação e pontos de contato, por isso é importante que todos eles estejam alinhados com a estratégia de markering central, para evitar informações difusas. Uma comunicação alinhada garante vantagem competitiva.
Já a franqueada pode realizar ações locais, pois cada unidade conhece o público-alvo e as peculiaridades da região em que atua. Com este conhecimento, ela pode ajudar a franqueadora a realizar ações assertivas em cada territorialidade e, assim, atrair mais público para consumir os produtos e serviços oferecidos pela rede.
Uma comunicação eficaz é responsabilidade da franqueadora, que deve contar com a ajuda de cada unidade para fortalecer seus pontos de contato através da comunicação. Mas só acontece, de fato, se todos os envolvidos estiverem motivados e engajados em construir uma marca forte e capaz de encantar seu consumidor.
Especialista em marketing e formada em jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Meriellin Albuquerque acumula mais de dez anos de experiência em rádio, televisão, jornal impresso e comunicação corporativa. Em 2007, fundou a Ato.Z Comunicação Inteligente, agência de comunicação especializada no atendimento a redes de franquias, pequenas e médias empresas. Foi responsável pela implementação do serviço de gestão de redes sociais para pequenas e médias empresas na agência, sempre atenta ao público-alvo e às especificidades de cada cliente. As estratégias em mídias sociais estão sempre alinhadas ao plano de negócios de cada marca.