Início / Notícias / Gurus / Primeiro conselho para aqueles que desejam ter uma franquia

Primeiro conselho para aqueles que desejam ter uma franquia

Primeiro conselho para aqueles que desejam ter uma franquia

Compartilhe:   

Para aqueles que desejam franquear o seu negócio há muitas coisas a considerar antes de mergulhar neste mundo. Porém, um dos maiores desafios de um franqueador está associado à estratégia de crescimento de sua rede de franquias

Considerando meu aprendizado de 12 anos nesta indústria e a minha eterna postura de aprendiz, tenho tido a oportunidade de escutar e aprender as lições de toda classe de franqueadores, os bem sucedidos, os de sucesso, os sobreviventes e os que não tiveram sucesso. 

Talvez uma das maiores habilidades que desenvolvi na minha carreira foi a capacidade de ouvir depoimentos de franqueadores e franqueados por todos os lugares do mundo.

Há poucos dias um repórter argentino, Daniel Gómez,  me perguntou qual o conselho mais importante para potenciais franqueadores. Não apenas adorei a pergunta como escolhi este tema para o meu artigo do mês.

Crie uma missão de seletividade para a sua divisão de expansão e não conceda exceções
Por maior e mais audaciosa que seja a estratégia de crescimento de sua rede, não se corrompa com as dificuldades do dia-a-dia.  O mais importante objetivo da equipe de licenciamento de franquias é ter atitude de um historiador e ir em busca das pessoas certas.

Em minha pesquisa, os franqueadores que não obtiveram sucesso e sobreviventes alcançaram rapidamente índice de crescimento e tiveram o pior resultado de retenção nos dois primeiros anos da rede.

Na média, este grupo de franqueadores perdeu nos dois primeiros anos da rede 64% dos franqueados recrutados. Vejam abaixo algumas das razões deste elevado índice de perda:

a)    Ofereceram a franquia sem custo;
b)    Não se preocuparam em checar as provisões de capital de giro e investimento para o negócio;
c)    Não estudaram o passado das atividades profissionais dos franqueados;
d)    Os franqueados não entendiam a definição do suporte do franqueador e esperavam que fizessem o trabalho deles. 
 
Das quatro razões básicas apontadas, trataremos aqui de apenas uma, a  mais polêmica na relação entre franqueadores e franqueados: as expectativas em relação ao suporte do franqueador.

De fato o processo de licenciamento de uma franquia é um treinamento, e alinhar as expectativas em relação aos direitos e obrigações de cada parte é crucial. Os franqueadores bem sucedidos e de sucesso possuem uma característica em comum: investem aproximadamente seis meses para o recrutamento de um franqueado. Em média fazem 96 entrevistas para cada licença concedida e ainda aplicam uma prova de conhecimentos do contrato.

Certa vez escutei do diretor de uma franqueadora americana o seguinte: "Quando você tem um interessado em sua franquia, na verdade o seu objetivo não é vender a franquia a ele. Você vai premiá-lo com a sua franquia. Este precioso cuidado é fundamental. Se vendemos uma franquia, criamos a expectativa que de que iremos fazer as coisas para o franqueado. Ao conceder-lhe uma franquia através de um programa seletivo, a expectativa é contrária: o franqueado assume para si a responsabilidade de fazer as coisas”.

Tenho acompanhado que os franqueadores bem sucedidos em todo o mundo realizam periodicamente um evento pomposo para entrega do certificado de operação dos novos franqueados, durante os quais os mesmos são obrigados a escrever e a ler em público sua determinação como franqueado. Boas práticas como esta aumentam o comprometimento dos franqueados com o dia-a-dia da operação. 

No final, a relação entre franqueador e franqueado pode ser perfeita se você fizer o uso da comunicação eficaz com 100% de disclosure desde o primeiro encontro. 

Agora, se você, franqueador ou candidato a franqueador, ao ler este artigo identificou que o seu processo diverge destas premissas, tenho um último conselho: se fizer sentido para você, replaneje e começe de novo. Na maioria das vezes ainda dá tempo!

Sucesso e saúde a todos!  

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?