Início / Notícias / Gurus / Por que ser um franqueado?

Por que ser um franqueado?

Por que ser um franqueado?
Outros Artigos Publicado em 15 de Maio de 2012 às, 10h37. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Já imaginou ter que construir um negócio tendo como retaguarda uma marca que nunca foi ouvida, vista e reconhecida por alguém? Começar do zero? Por outro lado, já pensou em iniciar seu negócio com uma marca consagrada no mercado, percebida positivamente, com altos investimentos em marketing e comunicação?

A vida é feita de escolhas. Pode-se optar por caminhos mais seguros ou mais aventureiros. A escolha de ser franqueado de uma marca já estabelecida no mercado tem muitas vantagens que podem fazê-lo chegar na frente e mais rápido. Mesmo assim, não se engane: estar à frente do negócio vale para qualquer opção selecionada e para fazer toda a diferença.

Se analisarmos a definição de franquia, veremos que é uma modalidade de negócio comercial que envolve a concessão e transferência de marca, tecnologia, produtos ou serviços e consultoria operacional. É um sistema no qual o franqueador oferta a um interessado, possível franqueado, o uso da marca, com distribuição de serviços e produtos. Há desafios a serem vencidos nesta parceria entre franqueador e franqueado e também existirá sempre uma grande troca de conhecimentos que só tende a fortalecer o relacionamento entre ambos para garantir o sucesso do negócio.

Se o franqueado optar por fazer parte de uma marca que possui excelente estrutura e organização, ele pode ter acesso a benefícios incríveis que podem garantir o desenvolvimento e sucesso do seu negócio, como: treinamentos constantes, atualizações, know how, experiência e aconselhamentos que não têm preço. E mais: numa franquia, pode-se contar com a verba cooperada, além de  investimentos próprios para ações na comunidade situada no entorno do estabelecimento. As ações regionalizadas também são recomendadas.

A taxa de mortalidade em cinco anos de um negócio independente, por exemplo, é de 80% enquanto o de franquias é de apenas 15%. Este índice se deve ao fato de o franqueado não precisar começar do zero. Em um sistema de franquia, as decisões não são tomadas sozinhas, o que reduz a possibilidade de errar nas estratégias definidas. Entretanto, há regras a serem cumpridas.

O grande valor de todo esse processo é poder observar, estudar e, por fim, entender como funcionam as mentes dos consumidores.  Afinal, são para eles que os produtos são criados e são os canais de experimentação e relacionamento com os clientes, levando diversos benefícios racionais e emocionais.

Mas afinal, qual é o destaque em ter uma franquia? Além da qualidade e do reconhecimento da marca, é poder oferecer um atendimento impecável aos clientes com uma bela retaguarda profissional. Boa sorte!

Por Silvana Abramovay Marmonti, sócia-diretora da Amor aos Pedaços

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?